Uno e Hemosc criam espaço para doação de sangue dentro da Universidade

Texto Juliane Bee*

Cinquenta e cinco minutos é o tempo estimado para o processo de doação de sangue. Um gesto de apenas 55 minutos pode salvar uma vida. Pensando em estimular a solidariedade dos estudantes e funcionários da Unochapecó, durante essa semana, o Hemosc estará na Universidade para realizar a coleta de sangue. As doações podem ser feitas no Plenário do Bloco R, nesta quarta-feira (11/04), no período da tarde, e na quinta-feira (12/04), pela manhã e à noite.

A iniciativa integra as atividades diferenciadas de início do semestre letivo, organizadas pela Universidade em substituição aos tradicionais trotes. Neste ano, quem coordena a ação é a Diretoria de Procedimentos Acadêmicos. Segundo Janaína Dalila Stahl Fossá, que integra a comissão organizadora, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica para questões de solidariedade e também aumentar o volume de coleta para atender as necessidades de hospitais da região.

A parceria entre a Unochapecó e o Hemosc já é de longa data. Conforme a coordenadora de captação de doadores de Chapecó, Eliana Ribicki, esse tipo de ação é fundamental, pois a Universidade é um espaço para a formação de opinião. "Muitos estudantes começam a ser doadores durante a graduação e continuam depois dela, disseminando para outras pessoas a importância da doação de sangue", explica.

ff

Para ser um doador é preciso ter de 18 a 69 anos. Doadores entre 16 e 17 anos precisam da presença e autorização formal dos pais ou do responsável legal. O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 kg. Antes da coleta, ter repousado bem na noite anterior, evitar jejum e o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Na hora da doação não esquecer de levar um documento de identidade com foto.

Mais informações sobre o que é necessário para a doação de sangue você encontra no site do Hemosc.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Hemosc
Doacao de sangue