Minha Uno
Menu Busca

Um novo momento para a Unochapecó 

Educação

Claudio Alcides Jacoski (Reitor Unochapecó)

 

Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski

Há anos acompanhamos mudanças constantes na área da educação em nosso país, mas nada comparado ao que vivemos em 2020. A pandemia modificou o ensino e inseriu as tecnologias de vez na rotina de professores e estudantes. Mesmo que esse cenário viesse se desenhando, junto às novas metodologias em sala de aula, a verdade é que tivemos que nos adaptar de uma hora para a outra. Aliás, um exemplo que as Instituições Comunitárias ofereceram ao país, pois conseguiram, durante este momento, ofertar as aulas de forma remota. Agora, mesmo que a rotina das aulas presenciais volte por completo, sabemos que essas mudanças vieram para ficar. 

A Unochapecó, seguindo sua característica de vanguarda, investiu em novas tecnologias para esse novo momento (produzimos aulas presenciais e remotas acontecendo de forma síncrona, e também gravadas) e prepara, a partir de 2021, mudanças disruptivas, que trarão as experiências ainda mais em evidência. A novidade também fica por conta de um projeto inovador que promete dar uma nova cara para a nossa Instituição, que é o Colégio Unochapecó. Nossa já consolidada Universidade, que completou seu cinquentenário este ano, contará com uma escola do ensino médio, uma proposta diferenciada para que os jovens se insiram neste novo cenário educacional o quanto antes em um projeto integrador alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Uma formação baseada em experiências trará um grande diferencial ao futuro egresso da nossa Universidade. Ou seja, o contato desde seu primeiro semestre com a prática, solucionando problemas reais da comunidade, vai compor um conjunto de atividades que tornarão os nossos estudantes ainda mais preparados para o mundo profissional. Sem contar a parte humana e de relacionamento interpessoal, dotando-os de importante componente para o profissional do futuro. Assim, nossos jovens estarão mais engajados com as reais necessidades do meio profissional em que estarão inseridos, além de termos realizado a curricularização de toda nossa extensão, aproximando nossa Universidade ainda mais da comunidade.

Portanto, a partir de 2021, todos os cursos da Unochapecó iniciam um novo modelo de ensino, que tem como elemento estruturante de formação o que se chamou de ABEx - Aprendizagem Baseada em Experiências. São componentes curriculares com abordagens pedagógicas ativas, que visam ocasionar justamente essas experiências, para desenvolver competências pessoais, interpessoais, sociais, profissionais e específicas nos diferentes cursos de graduação, que irão fornecer um contato com situações-problema advindas da comunidade e da realidade do mercado de trabalho. Resultado desta metodologia, os antigos TCCs poderão ser reconfigurados e transformados em TCC/Startups, gerando negócios, soluções e produtos que venham impulsionar a economia da nossa região e do país. 

Outra mudança significativa diz respeito à modificação do regime de créditos para a semestralidade, ou seja, os estudantes passam a atuar em períodos semestrais e não mais com créditos por disciplinas. Esta mudança traz consigo outra alteração, na qual a Universidade passa a ter um preço fixo nas mensalidades de curso, valores que até então variavam de acordo com o número de créditos cursado pelo estudante. Temos certeza que, assim, os valores dos cursos caberão no bolso do nosso estudante. 

O Colégio Unochapecó entra neste mesmo viés de formação de jovens protagonistas. Haverá uma integração com esta metodologia aplicada na graduação, utilizando os itinerários formativos para oferecer experiências em áreas técnicas do conhecimento.

O primeiro ano do ensino médio será dividido em duas partes. Primeiro, serão 800 horas de conhecimentos da BNCC, que serão compostas pelas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Depois, serão 200 horas de unidades temáticas relativas aos grupos de itinerários formativos, que são formações técnicas específicas que os alunos poderão optar a partir do segundo ano do ensino médio.

Nesse primeiro momento, a Unochapecó estará oportunizando três possibilidades de itinerários aos nossos estudantes: formação técnica em Comunicação Visual; curso de qualificação técnica em Negócios, Finanças e Empreendedorismo; e aprofundamento da área do conhecimento em Saúde e Meio Ambiente. Estes itinerários estarão apoiados por uma sensacional estrutura de laboratórios, salas interativas, e um ambiente de produção do conhecimento que são características da Unochapecó. 

A metodologia de trabalho do Colégio Unochapecó terá como foco o protagonismo dos alunos na condução do seu processo de formação, o estímulo à construção dos seus projetos de vida, o desenvolvimento da atitude empreendedora e da cultura da inovação.

Enfim, pode-se dizer que, após completar seus 50 anos, a Unochapecó entra em uma nova fase da sua história, sempre pensando no futuro e na transformação da sociedade a partir do conhecimento.  Essa pandemia veio para nos mostrar ainda mais o quanto é necessário nos reinventarmos. Nossa forma de ensinar será flexibilizada, nosso calendário será dinâmico, pois pretende-se enfrentar com alternativas qualquer dificuldade que nosso estudante possa ter, para que ele realize seu sonho de cursar o ensino superior. 

Cientes de nosso comprometimento com o desenvolvimento regional, eis que vamos viver uma incrível mudança, que nos dará mais condições de fortalecer a formação de nossos jovens, por isso mesmo, fizemos uma alteração de todos os projetos pedagógicos de nossos cursos, atualizando-os, remodelando-os e oferecendo uma educação inovadora. Mais do que isso, compreendendo o quanto a Universidade tem um papel fundamental na transformação cidadã, profissional e comunitária para todos os nossos jovens. Nós queremos nos aproximar ainda mais da sociedade e garantir que, atentos ao que tem de melhor para o futuro de todos, dá para afirmar que uma nova Unochapecó está sendo entregue para o pós-cinquentenário. Vem muita coisa boa por aí...!

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Novo momento
Experiencia
Ensino medio
Comunitaria
Colegio unochapeco
Colegio
Abex

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image