Menu Busca

Um novo semestre para tornar possível

Texto Gabriel Kreutz*

Após uma pausa para relaxar, depois de um primeiro semestre intenso de estudos e realizações, a Unochapecó inicia hoje (05/08) o segundo semestre de 2019 para os cursos de graduação. Por saber que a Universidade oferece inúmeras possibilidades de mudar vidas e realidades, principalmente por ser uma das melhores do país, é que este momento é tão especial, tanto para quem está chegando pela primeira vez, quanto para quem inicia mais um período do seu curso.

Kauana, Patrícia e Tainara iniciaram o 3º semestre de Odontologia

Como é o caso das colegas Patrícia Coelho Maehara, Tainara Menzen e Kauana Cazzuni, que agora estão no 3º semestre de Odontologia. Elas sabem que o semestre vai ser cheio de desafios, mas esperam com ansiedade as novas disciplinas. "A expectativa para esse semestre é que todos nossos colegas consigam ir bem nas matérias. Esperamos que todos estejam juntos no fim do ano, comemorando mais um semestre vitorioso", conta Patrícia.

Para recepcionar todos acadêmicos, a Unochapecó realiza uma ação em parceria com a Rádio Atlântida, no Jardim das Artes. Além de sorteio de prêmios, os estudantes também recebem orientações referentes ao 'Localize-se', nova ferramenta da 'Minha Uno', para que todos encontrem com facilidade os locais dentro da Universidade. A atividade ocorreu no período da manhã, e se repete à noite, durante o intervalo das aulas.

Novidades

O aplicativo Minha Uno é um importante aliado dos estudantes durante a trajetória de cada semestre. Por meio dele é possível acessar materiais de aula, entregar atividades, conferir as notas das provas e trabalhos, entre outras funções. A partir de agora, ele fica ainda mais completo, com a chegada do Localize-se, que permite explorar o mapa da Uno e achar o local desejado.

Ferramenta 'Localize-se' já está disponível na Minha Uno

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, o projeto Localize-se teve início há um ano e meio, depois de uma visita à Google. "Ele usa recursos de computação cognitiva, que permitem aos estudantes, professores e toda a comunidade fazer perguntas referente a locais. Assim o acadêmico pode perguntar, por exemplo, 'onde é a minha aula hoje?' e se ele estiver logado na Minha Uno, o aplicativo consegue acessar, dar a informação sobre o local e acompanhar ele até a sua sala", explica.

O projeto foi realizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Diretoria de Marketing e Comunicação (DMC) da Universidade, e conseguiu representar todo o campus da Unochapecó de forma virtualizada, inclusive com detalhes. "Nós percebemos que todos os estudantes, principalmente em início de aulas e até o 3º período, tem dificuldade em se localizar ou conhecer os locais pelo nome, pois nosso campus é muito amplo. Nesse sentido, a ferramenta tende a dar um suporte para os novos estudantes e também aos professores que chegam à Uno".

Outra facilidade lançada para acadêmicos e professores é a 'Chamada Invertida', onde o professor ativa um recurso que mostra um QR Code na projeção em sala de aula e o estudante, por meio do aplicativo Minha Uno, lê o QR Code e registra sua presença no mesmo momento. "Nós fizemos testes pilotos com algumas turmas e ele chega a registrar cerca de 60 acadêmicos em dois minutos, foi uma experiência bem legal. É um ganho de tempo nas aulas", conclui Lissandro.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Volta as aulas