Um projeto que é realmente a cara da Unochapecó

Inovação

Texto Jessica De Marco*

Não há como negar. O estande da Unochapecó na Efapi realmente impressiona quem passa por lá. Não somente pela sua estrutura, mas também pelas diversas experiências que proporciona diariamente para as pessoas que visitam a Feira. E por trás desse grande trabalho há muitas pessoas da Universidade envolvidas, inclusive estagiários. Um deles teve o grande desafio de projetar o estande, e o resultado não poderia ser melhor. O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo Vinicios Nalin foi quem pensou e desenvolveu o projeto, hoje uma das atrações mais visitadas da Feira.

Para o estagiário da Diretoria de Logística, Projetos e Obras da Unochapecó, projetar o espaço da Uno na Efapi foi uma grande oportunidade para mostrar o seu trabalho e se aproximar ainda mais do mercado. "Recebemos o conceito do estande na primeira semana do estágio, em junho. Ele tem como referência as pessoas e o centenário de Chapecó", explica.

Como a proposta era desenvolver algo diferente através da sustentabilidade, Vinicios comenta que, de cara, pensou em ousar e abusar das formas, mudando um pouco a ideia tradicional de estandes que as pessoas costumam ver. "No início senti medo, insegurança, mas com os retornos das reuniões e da coordenadora do setor isso foi passando", confessa.

Essa é a primeira vez que o estudante do oitavo período tem um projeto seu executado. Conquista que ele jamais vai esquecer. "É um orgulho e um prazer imenso ter feito esse estande. É inspirador ver como a equipe trabalhou nele, maravilhoso mesmo". Os familiares e amigos de Vinicios também estão muito felizes com o resultado. "Meus pais vieram conhecer, foi tão bom ver o brilho nos olhos dele", relata.

O estudante lembra que as aulas teóricas e práticas do curso contribuíram muito para o desenvolvimento do estande. "A gente sempre idealiza uma cidade para pessoas e a ideia também era que o espaço fosse para elas. Uma arquitetura efêmera para que pudessem se sentir bem aqui, com espaços de descanso e interação cultural", finaliza.

vcxcvO formato do estande remete às formas do relevo do município, representando as características da região. “O fato de utilizarmos a madeira aparente e peças cruas é para que as pessoas percebam que tudo foi construído aqui dentro, e para relembrar o início da nossa história, feita pelos balseiros que passavam pelo rio Uruguai e traziam a madeira”, conta a diretora de Logística Projetos e Obras da Unochapecó, professora Paula Batistello.

Ela também comenta sobre importância de valorizar e reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelos estagiários da Universidade. A professora afirma ser um grande orgulho acompanhar a evolução dos estudantes. "Vinicios faz parte de uma nova matriz curricular em que a gente reestruturou e utilizou muita tecnologia. O resultado está aí, ele terminando o curso e mostrando que tudo isso fez diferença na formação", acrescenta.

Para Paula, é muito emocionante ver o resultado do trabalho, que também é a cara do curso de Arquitetura e Urbanismo. "É muito emocionante ver o resultado, estávamos com uma grande expectativa para saber se as pessoas compreenderiam o que queríamos passar. Pessoas que não são da Uno nos falaram que isso é mesmo a Unochapecó, que mostramos a nossa essência", fala a diretora, bastante emocionada.

Segundo o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Márcio da Paixão Rodrigues, a presença da Universidade na Efapi coroa o trabalho desenvolvido pela Instituição. "O que nos deixa muito contentes é saber que essa é a essência da Unochapecó. Uma Universidade feita por muitas mãos", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Universidade