Minha Uno
Menu Busca

Uma aventura acadêmica e profissional no Instituto Butantan

Educação

Texto Tuanny de Paula*

 

As experiências profissionais vão além da sala de aula. Os estágios ajudam o estudante a conciliar a teoria na prática, auxiliando no crescimento pessoal e na tomada de decisões. Com essa proposta, os cursos da Unochapecó contêm em suas grades curriculares a disciplina de estágio supervisionado ou profissionalizante. Nesses voos de conhecimento, os estudantes Amanda Patrícia Schönell e Kriptsan Abdon Poletto Diel, do 9º período do curso de Farmácia, realizaram a aventura no Instituto Butantan, em São Paulo.

Segundo Kriptsan, a disciplina permite que os acadêmicos busquem locais de interesse para atuar na área. "O Instituto Butantan abriu edital para estágio obrigatório, e aproveitei para me inscrever. Participei do processo de análise de currículo e entrevista, que foi via Skype, e passei".

Após viajar para São Paulo e se instalar em uma república próxima ao Instituto, o acadêmico começou a sua vivência no Laboratório de Imunogenética entre os meses de março e junho. "Convivi com pesquisadores que estão há anos trabalhando no Butantan, aprendi técnicas novas, apliquei outras metodologias que aprendi apenas na teoria, trabalhei com cultura de células, além de acompanhar diversos ensaios que ocorriam no laboratório", conta. Ele ainda participou de alguns eventos, como 'Butantan: Incentivo a Jovens Cientistas e a uma Ciência Jovem' e '2nd International Symposium on Drug Discovery in Academia (ISDDA 2018)'.

Amanda também participou do estágio e as 360 horas realizadas nos quatro meses foram de aprendizado e novos contatos profissionais. Ela trabalhou no Laboratório de Farmacologia e explica que a experiência lhe proporcionou conhecer diversas técnicas inovadoras. "Pude trabalhar com diferentes modelos biológicos in vivo e in vitro, na linha de pesquisa da neurociências, e também aprender técnicas inovadoras em laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), acompanhando grandes grupos de pesquisas do Brasil".

fegreg

Os dois estudantes conheceram também a riqueza cultural que o Instituto proporciona à população, aos visitantes e aos alunos. "Neste período, pude perceber minha evolução pessoal e profissional que, com certeza, fará diferença na minha carreira enquanto farmacêutica e pesquisadora", comenta Amanda.

Para a coordenadora do curso, professora Adriana Gasparetto Soletti, todos os estágios oferecidos são parte integrante e fundamental para a formação do profissional farmacêutico, levando em consideração as competências e habilidades adquiridas ao longo da construção dos saberes. "O aprendizado profissionalizante permite ao estudante alçar voos mais altos devido ao nível intelectual adquirido ao longo de quatro anos de formação, quebrando barreiras geográficas e permitindo a inserção em novos campos de atuação profissional", finaliza.


Instituto Butantan

Principal produtor de vacinas do Brasil, o Instituto é responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e antígenos vacinais, em parceria com o Ministério da Saúde do país. O Butantan tem como principal missão atender às demandas voltadas para a saúde pública, promovendo o bem-estar da população.

O Instituto desenvolve também pesquisas voltadas para as áreas de biologia e biomedicina, realizando estudos sobre animais peçonhentos, agentes patogênicos, inovação e modernização dos processos de produção.

 

*Estagiária, sob orientação de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Instituto butantan
Farmacia
Estagio

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image