Uma experiência acadêmica e profissional

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), possibilita aos estudantes desenvolverem atividades para a comunidade, gerando experiência acadêmica. A Unochapecó conta com seis projetos aprovados, entre eles do curso de Educação Física. Em agosto, os resultados das atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso foram apresentados em eventos nacionais.

Em Curitiba, os estudantes Matheus Grasel, Lainara Patel e Luana Biesdorf participaram do XIII Congresso Nacional De Educação (EDUCERE), através do IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação e do VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente.

Os acadêmicos apresentaram dois trabalhos orientados pela coordenadora do projeto, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues. Eles abordaram os temas: ‘Saúde e qualidade de vida: construindo um estilo de vida ativo por intermédio do Pibid Educação Física da Unochapecó’ e ‘As experiências pedagógicas do Pibid: o subprojeto Educação Física da Unochapecó’.

Já em setembro, a professora Lilian participou do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Segundo ela, o projeto qualifica a formação e ressignifica a própria educação física escolar. “As experiências advindas do projeto assumem sentido formativo. Permitem que o estudante da licenciatura entre em contato com a dinâmica curricular da educação básica, através da realização de ações de ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta.

Todas as atividades do projeto são realizadas na Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso e na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves. O programa conta com um professor coordenador e supervisão dos professores das escolas. É desenvolvido pelo curso de Educação Física e conta com 20 estudantes bolsistas. Para a estudante bolsista Lainara Patel, a apresentação dos trabalhos realizados em eventos científicos possibilita qualificação na formação acadêmica, além de conhecimento das áreas de pesquisa. “A área da educação está em constante mudança e a experiência de participar de eventos proporciona a atualização sobre o assunto e um novo olhar de acadêmicos que serão futuros docentes”, comenta.

O projeto

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa incentivar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para a educação básica. O programa disponibiliza bolsas a estudantes das licenciaturas, que devem desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino da rede pública de ensino.

Pibid
Pesquisa de extensao