Uma TV para chamar de nossa

Texto Jessica De Marco*

Uma universidade da dimensão da Unochapecó tem muita coisa para mostrar. Mas com tantas novidades todos os dias, é normal que as pessoas não fiquem sabendo tudo que acontece dentro desse grande universo do conhecimento. Bom, isso era antes, porque agora a Instituição conta com um um novo espaço de comunicação com a comunidade. Estreou na última sexta-feira (29/03), no canal 15 da NET, a TV Uno, com a exibição do seu primeiro programa, o Jornal da Uno. Agora podemos comemorar, afinal, temos uma TV pra chamar de nossa.

Para marcar esse momento, os gestores da Universidade participaram de um evento de lançamento, no Plenário dos Conselhos. Na oportunidade, conheceram a programação do novo canal e assistiram, em primeira mão, o programa de estreia.

"Nos surpreendemos com esse primeiro programa. Notamos que ele representou muito bem tudo que a gente faz aqui. Uma universidade com qualidade, que se preocupa com a parte teórica, o conteúdo e aquilo que ela produz. Tudo feito com muito carinho, como sempre é na nossa Instituição", comenta o reitor, professor Claudio Jacoski.

Ter uma TV universitária significa que a Unochapecó está cumprindo com a sua missão, de produzir o conhecimento e difundi-lo. "A Universidade é um organismo sempre em movimento. As mudanças são frequentes, as coisas acontecem de forma rápida, que bom, então, que teremos esse espaço para a comunidade acompanhar tudo que acontece. Ouvimos de pessoas que nos visitam em tempos distantes de que elas se surpreendem com o que está ocorrendo na Universidade, com as recentes mudanças que fizemos, com a efetividade de muitos projetos que implantamos, e que precisavam de um canal de comunicação para receber essas informações", complementa.

Mas chegar até o tão esperado dia de estreia não foi fácil. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Marcio da Paixão Rodrigues, lembra do desafio de tocar o projeto. "Não tínhamos muito conhecimento técnico para iniciar o projeto, por isso da importância de trazer pessoas competentes para tocar e fazer ele sair do papel. Essa conquista reforça a nossa missão de produzir e difundir o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento regional. A TV vem pra suprir uma demanda muita antiga da Instituição, que é dar vazão àquilo tudo que a gente faz de importante para a sociedade".

Homenagem

Quem esteve à frente do projeto inicial de implantação da TV universitária foi a professora Mariangela Torrescasana, que recebeu uma homenagem durante o evento. "No início parecia um grande desafio. Era algo que estava surgindo do zero, não tínhamos estrutura e nem conhecimento técnico para montar uma TV. Fui então, com autorização da reitoria, visitar instituições que já tivessem essa experiência de construir um canal de televisão universitária. Conheci então meu colega e jornalista José Quintana, diretor da TV da Uninfra, que me ajudou na finalização do projeto", comenta.

O que inicialmente parecia um desafio, passou a ser um presente para ela. "Posso dizer que desenvolver esse projeto foi um grande presente que recebi antes de sair da Universidade. Me aposentei, mas antes realizei um trabalho que faz parte da minha vida. Realizei um sonho, que junto com os professores do curso de Jornalismo acalentamos por tantos anos. Ver uma TV universitária dentro da nossa Unochapecó é a coisa mais gratificante que eu poderia receber".

Programação

A TV universitária é um espaço destinado para divulgar assuntos de interesse da comunidade, mas também é um local de formação profissional, pois estudantes do curso de Jornalismo podem realizar estágios. Na grade da programação, além do programa da estreia, está o Notícias do Dia, um boletim que será divulgado duas vezes por semana para informar o que acontece na Uno. Também será veiculado semanalmente os programas Outros Olhares, com entrevistas para aprofundar diversos assuntos, e Na Torcida, com a temática esportiva, que dará destaque para as modalidades apoiadas pela Unochapecó.

Além disso, a TV fará parcerias para divulgar conteúdos que são produzidos nos cursos de comunicação e programas já existentes. "Um exemplo é o programa Uno em Cena, onde vão ser exibidos as produções audiovisuais dos estudantes dos cursos de comunicação, como documentários, minidocumentários, curta-metragens, animações e telejornais. Também temos o programa Uno Ciência, que é um produto da Acin Jornalismo, onde é divulgado as pesquisas que são feitas na Uno em um minuto. Ainda, será exibido o Café com o Reitor, que é um produto consagrado da reitoria, onde o professor Claudio Jacoski divulga as novidades e o que está sendo feito na Universidade", explica a coordenadora da TV Uno, Juliana Giongo.

O Jornal da Uno será veiculado de forma inédita nas sextas, às 18h30. O programa Outros Olhares na terça-feira, às 18h. Já o programa Na Torcida, que trará notícias de esporte, poderá ser assistido de forma inédita todas as quintas, também às 18h. O Uno em Cena será veiculado nas quartas, às 20h, e o Notícias do Dia às terças e quintas, a partir das 18h30. Todos os programas serão reprisados durante a programação, assim como o Café com o Reitor e o Minuto Ciência. Todos os programas também estarão disponíveis no Instagram e no Youtube da TV.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Tv uno