Universidade é homenageada por incentivar o cooperativismo solidário

Profissão

Texto: Jessica De Marco*

A Unochapecó foi homenageada como instituição e liderança que contribui na construção do cooperativismo de crédito solidário. O coordenador do curso de Agronomia, professor Fábio Busnello, recebeu o troféu em nome da Instituição, durante o 1º Seminário Internacional do Cooperativismo de Crédito Solidário da Cresol. O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, em Chapecó, com a presença de várias entidades, instituições e organizações.

A ideia do cooperativismo é criar uma forma democrática para os processos de desenvolvimento local, através de um padrão de progresso mais humano e solidário. Segundo o professor, é uma honra para a Universidade ser reconhecida por incentivar esse importante trabalho. "A homenagem resume-se, principalmente, pelo comprometimento com a construção concreta e cotidiana do cooperativismo solidário como instrumento de transformação social. Está ligado às melhorias da qualidade rural de onde vem grande parte dos nossos estudantes e atuam os nossos egressos", acrescenta.

cresolAlém da homenagem, outro motivo de orgulho para a Universidade foi a presença de egressos no evento. Edilza Frison (Rede Ecovida), Seliane Pierezan (Epagri), Vadson Pierezan (Cresol) e Alexandre Grosman (Cresol) fizeram parte da mesa de honra do Seminário. Para o professor, a presença demonstra o sucesso dos ex-alunos no mercado de trabalho, atuando em grandes empresas da área como agentes responsáveis pelo desenvolvimento agrícola.

O encontro, que abordou o tema 'O cooperativismo solidário transformando a humanidade', contou com diversos painéis. O objetivo foi promover a reflexão e o comprometimento com a construção concreta e cotidiana do cooperativismo solidário como instrumento de transformação social da humanidade. O Seminário também possibilitou conhecer experiências da América Latina e da Europa sobre organizações que atuam com o cooperativismo solidário.

Crescimento econômico

O crédito solidário oportuniza investimentos e financiamentos aos agricultores familiares da região Oeste de Santa Catarina. É destinado para pessoas que trabalham por conta própria, mesmo que ainda na informalidade, e que além do benefício recebem orientação técnica gratuita. "A forma de trabalho que a Cresol disponibiliza faz com que os agricultores familiares da região cresçam economicamente. Desta forma, com o aumento de renda nas propriedades rurais, os alunos começaram a ingressar no ensino superior", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
desenvolvimento