Universidade promove seminário internacional na área do Direito

Profissão

Texto Túlio Bedin*

O Programa de Mestrado e o curso de Direito da Unochapecó, por meio do grupo de pesquisa Direitos Humanos e Cidadania e do Projeto de Extensão Comunitária Jurídica (PECJUR), promovem o II Seminário Internacional: Constitucionalismo, Direitos Humanos, Justiça e Cidadania na América Latina. O evento acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Salão de Atos da Universidade.

Promover uma articulação acadêmica internacional e interinstitucional é o objetivo do seminário deste ano. A finalidade é colocar em diálogo os direitos humanos, a cidadania e a justiça no século XXI, a partir do paradigma do novo constitucionalismo latino-americano e da ética da libertação. Outra proposta do evento é criar uma oportunidade de planejamento entre as Instituições de Ensino Superior (IES) para ações coletivas no campo do conhecimento científico, frente à realidade latino-americana.

No primeiro dia do seminário, os professores Andrea Marocco, Débora Dutra, Elcio Cechetti e Silvia Moschetta ministrarão a primeira palestra do dia. O tema será  'Educação, Interculturalidade, Pluralismo Jurídico, Direitos da Mãe Terra, Movimentos Sociais e os desafios dos Direitos Humanos na América Latina', às 8h. A partir das 14h ocorre apresentações de artigos científicos e às 19h a palestra 'Direitos Humanos, Globalização e o Paradigma da Exclusão Social na América Latina', ministrada pelos professores David Sanchez Rubio, Lucas Machado, Reginaldo Pereira e Edivaldo Bortoletto.

Já no segundo dia de evento, a apresentação de artigos científicos está programada para as 8h, seguida da palestra 'Colonialidade do ser, do saber e do poder, cosmovisões, saberes, epistemologias e práticas culturais, no contexto do Constitucionalismo Andino', às 14h. A temática será apresentada pelos professores Antonio Carlos Wolkmer, Idir Canzi, Daniela de Avila Zawadzki e Saulo Cerutti.

Finalizando o seminário, os docentes Alejandro Rosillo Martinez, Ivone Lixa, Ivo Dickman e Maria Aparecida Lucca Caovilla ministrarão o tema 'O Direito Socioambiental ao Bem Viver, a proteção da natureza e do Ser Humano no contexto do Constitucionalismo Latino-Americano'.

O evento ocorre em parceria com os Mestrados em Educação e em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unesc), a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Universidad Autónoma de San Luis Potosí, do México, e a Universidad Sevilha, da Espanha.

*Estagiário, sob a orientação de Greici Audibert
Seminario internacional