Uno apresenta soluções tecnológicas de combate à violência contra a mulher

Comunidade

A Universidade é o ambiente ideal para criar produtos e serviços que ajudem a resolver os problemas da comunidade. Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Unochapecó pensaram nisso ao desenvolver soluções tecnológicas para combater os crimes de violência contra a mulher. As ferramentas digitais foram apresentadas na noite desta quinta-feira (19/12), no Salão Nobre da Instituição. O projeto contou com a parceria da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 5ª Subseção Chapecó e Comissão da Mulher Advogada.

A iniciativa tem como base o 'Gibi Maria da Penha na Escola', criado pela Comissão da Mulher Advogada e que visa a prevenção da violência doméstica contra a mulher, principalmente com ações nas escolas. A partir dele, com a ajuda do curso de Design da Uno, foi desenvolvido um filme sobre o tema e um jogo educativo voltado para crianças do ensino fundamental.

As outras três soluções são um chatterbot, programa de computador que simula conversação e que trata da Lei Maria da Penha; um botão do pânico mobile para casos de violência contra a mulher; e um sistema web para auxiliar as vítimas de violência doméstica e familiar no município de Chapecó.

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Sandro Silva de Oliveira, essa atuação da Unochapecó e dos demais órgãos envolvidos, em prol da comunidade, é fundamental. "Além de criar essa sinergia, de resolvermos problemas sociais, eu vejo também a Universidade, por ter esse caráter comunitário, como necessária para desenvolver essas soluções. Então, essa interação social é muito importante para nós e esperamos ter outras frentes, desenvolvidas com o intuito de melhorar o dia a dia das pessoas".

A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Monica Tissiani De Toni Pereira, afirma que o projeto atende a missão da Unochapecó. "Isso é extremamente importante, porque a Universidade também cumpre a missão dela que é a formação cidadã. Além disso a gente vê o brilho nos olhos dos estudantes de produzir coisas tão importantes para a sociedade", finaliza.

Violencia contra a mulher
Solucoes tecnologicas