Uno é parceira do Dia Mundial da Limpeza que acontece em Chapecó

Texto Ana Paula Dornelles*

Imagine um mundo em que as cidades sejam totalmente limpas, sem lixo ou entulhos nas ruas e com destino correto dos resíduos. Seria perfeito não é mesmo? Mas sabemos que ainda há muito caminho a trilhar antes disso se tornar realidade. E são algumas ações que buscam dar os primeiros passos. Uma delas é o Dia Mundial da Limpeza, uma atividade que teve início em 2008 na Estônia e hoje conta com a participação de 150 países, entre eles o Brasil, com mais de 300 cidades inscritas. Este ano é a primeira vez que a ação acontece em Chapecó e a Unochapecó, por meio da Comissão Uno Solidária, é parceira dessa dinâmica.

De acordo com a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Eliara Solange Müller, foi após ver a divulgação do dia Mundial da Limpeza que ela decidiu cadastrar o município no projeto. "Depois que cadastrei a cidade, comecei a movimentar as pessoas e praticamente todas elas aderiram", comenta. A atividade realizada em Chapecó conta com a participação de entidades públicas e privadas e vários voluntários.

A ação iniciou no dia 11 deste mês e segue até dia 15. O objetivo é que o grupo de voluntários reúna-se em diferentes locais para coletar o maior número de lixo, juntamente com a comunidade presente. "Nos dias de atividade, a gente vai até os locais e fazemos uma fala de iniciação, explicamos o lema do projeto que é 'Lixo no chão, não!' e depois as pessoas recebem luvas, um saco de lixo e literalmente a gente passa recolhendo o lixo que está no chão. Com o intuito, também, desse lixo recolhido já ser separado, para que não fique todo misturado", explica Eliara.

No primeiro dia de atividade (11/09), a coleta de materiais aconteceu na Escola Indígena Ensino Fundamental Sãpe Ty Kó. No dia 12, foi a vez de atender as escolas EEB Marechal Bormann, EEB São Francisco e EEB Coronel Ernesto Bertaso. Hoje (13/09), a escola atendida foi a EEB Tancredo de Almeida Neves. Até esse momento, foram registrados a participação de 353 voluntários e 356 kg de lixo recolhido.

fgrgrt

Amanhã (14/09), acontece a visitação nos seguintes locais: EEB Pedro Maciel, EEB Geni Comel, EEB Saad Sarquis, EBM Diogo Alves da Silva, Policlínica do Efapi, EEB Condá, Reserva Indígena Condá e EEB Água Amarela. E no dia 15, nos loteamentos do bairro Seminário e na Escola Fen-nó, no Toldo Ximbangue.

Para Eliara, participar do Dia Mundial da Limpeza é gratificante. "O lixo é responsabilidade de quem produziu e vai ficar no nosso planeta, que é a nossa casa. Participar das ações é motivador, ver estudantes preocupados com a causa, recolhendo lixo do chão, contribuindo com a esperança de um mundo mais responsável socialmente e ambientalmente. Desejo que cada cidadão de Chapecó possa seguir este exemplo, primeiro, de dar o destino correto para o seu lixo e, segundo, de recolher cada lixo que vê no chão", finaliza.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Meio ambiente