Uno Fashion Day vai homenagear o Centenário de Chapecó

Texto Pâmila Capelli*

Com a proposta de mostrar o universo da moda para a comunidade, o curso de Design de Moda da Unochapecó promove o Uno Fashion Day. O evento, aberto à comunidade, ocorre no próximo sábado (18/11), às 19h30, no Clube Industrial, localizado no centro de Chapecó. O valor do ingresso consiste na doação de um brinquedo.

O evento visa valorizar a moda da região e mostrar trabalhos e projetos realizados no espaço acadêmico, o desfile contará com peças criadas por estudantes do último período do curso. Este ano, em sua 9º edição, o Uno Fashion Day tem como temática o Centenário de Chapecó, com a coleção "Memorar".

A proposta é relatar fatos marcantes ao longo destes 100 anos do município. Conforme a professora Rachel de Quadros, responsável pela elaboração do direcionamento criativo do desfile, essa edição do Uno Fashion Day tem o propósito de mostrar um outro olhar da história, além de recordar e resgatar as memórias e dar voz aos atores da construção de Chapecó, bem como evidenciar e destacar suas lutas e conquistas.

Ao todo, 17 alunos irão apresentar seus looks. Cada estudante desenvolveu três looks direcionados aos projetos de coleção. Rachel explica que o primeiro look do desfile tem a característica de ser mais simples, com toques básicos e menos elementos de criação. O segundo é caracterizado como real, com diferentes elementos que trabalha o design de superfície. O terceiro e último look caracteriza-se como ampliado, com complexidade maior de modelagens e confecção.

A nona edição

ejeEsta edição do Uno Fashion Day conta com a parceria Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e da editora Argos. De acordo com a professora Rachel, o processo do direcionamento criativo tem sempre um viés da moda como um fator de construção social que leva cerca de seis a sete meses para elaborá-lo. "Contamos com participações em eventos de macro e micro tendências de moda que ocorrem um ano antes do evento, estes influenciam no segmento da moda principalmente nas condicionantes da área criativa e de inovação", ressalta.

Para o professor e coordenador do curso de Design de Moda, Fábio Daniel Vieira, o evento potencializa a área do vestuário em nossa região e já consolidou-se como uma forma de integrar os alunos do curso de Design Moda com o mercado de trabalho, para que possam trabalhar juntos e passar por essa experiência.

O professor ressalta que o Uno Fashion Day consiste em um momento de aproximação do setor da moda com as marcas da região e de nossa cultura, "com esses desfiles podemos desenvolver um autoconhecimento a partir de aspectos culturais e assim romper paradigmas", explica.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt e Ana Bourscheid
Uno fashion day
Moda