Minha Uno
Menu Busca

Uno firma convênio com a Celesc para redução de gastos com energia

Inovação

A Unochapecó possui 21 blocos, e quase todos funcionam desde o primeiro horário da manhã até o último da noite. São cerca de 15 horas diárias em atividade e o resultado disso é o alto custo com energia elétrica. Pensando nisso, a Unochapecó apresentou um projeto de eficiência energética à Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), no qual foi contemplada com recursos financeiros para execução de ações que promoverão a redução desses gastos. É a segunda vez que a Universidade é contemplada. 

No ano de 2015 foram substituídas mais de 13 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, nos campus de Chapecó e São Lourenço do Oeste. Neste ano, serão substituídas cerca de 4.900 lâmpadas, além da instalação de 180 módulos de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar.

Para ser aprovada, um projeto teve que ser elaborado de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina os procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE). “O próximo passo é dar início na avaliação de consumo do sistema atual utilizado pela Instituição, para na sequência fazer a trocas das lâmpadas”, explica o gerente de Projetos na área de Eficiência Energética da Celesc, Arthur Rangel Laureano.

A economia prevista com a utilização das lâmpadas de LED é de R$ 17,7 mil por mês. De acordo com a coordenadora da Diretoria de Logistica, Projetos e Obras da Unochapecó (DLPO), professora Paula Batistello, “essa ação vai muito além da diminuição dos gastos com energia elétrica, pois se configura em uma forma de conscientizar para o uso da energia”, ressalta.

O projeto está em fase inicial, o prazo de conclusão é de dois anos. No primeiro ano, será realizada a troca das lâmpadas e instalação dos painéis fotovoltaicos, e no segundo, serão avaliados os resultados gerados pela mudança.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Economia
Celesc

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image