Uno instala painéis fotovoltaicos para captação de energia limpa

Texto Willian Alves*

Ao caminhar pelos corredores da Unochapecó é possível observar algumas obras em andamento e uma delas tem chamado bastante atenção. É que um conjunto de placas fotovoltaicas está sendo instalado junto ao estacionamento do bloco C. O equipamento funciona como captador de energia solar e contribuirá com o fornecimento de energia elétrica para a Universidade de maneira autossustentável.

Ao todo, são 202 módulos de painéis fotovoltaicos para captação de energia solar. A ação faz parte do projeto Eficiência Energética que consiste na utilização de meios alternativos para gerar energia limpa e renovável. Apresentada em edital para o Programa de Eficiência Energética da Celesc, ofertado em parceria com a ANEEL e o Governo do Estado, a ideia foi contemplada com recursos financeiros para execução das mudanças. Cerca de 50 propostas foram sugeridas e apenas dez contempladas no Estado, entre eles a da Unochapecó.

Responsável pelo acompanhamento do projeto na Unochapecó, o engenheiro eletricista Mauro Cardoso, explica que a estrutura capta luz solar e a transforma em energia, que é disponibilizada no sistema elétrico do campus. "Isso significa que, no momento de pico de geração, esse sistema pode suprir a energia utilizada por 53 salas de aula”, complementa.

As mudanças dentro da Universidade começaram ainda em 2015, quando o primeiro projeto da Universidade foi contemplado pelo edital. Nessa etapa foram substituídas mais de 13 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED nos ambientes internos dos campus de Chapecó e São Lourenço do Oeste. As medidas resultaram em uma redução de 15% no consumo de energia. "Essa redução permitiria, por exemplo, a instalação de 50 aparelhos de ar condicionado de 24 mil BTUs sem a necessidade de ampliar o sistema elétrico ou impactar no custo”, acrescenta o engenheiro. Já em 2016, foram substituídas quase cinco mil lâmpadas e, nesse momento, a partir do segundo edital, ocorre a substituição de lâmpadas e luminárias externas, além da instalação das placas fotovoltaicas.

7d4

Preservação do meio ambiente

Além da economia, a Unochapecó pensa na diminuição dos efeitos causados ao meio ambiente através de fontes energéticas não renováveis. Mauro ressalta que a utilização de alternativas mais limpas para captação de energia traz impactos positivos no auxílio à preservação do Planeta. “O meio ambiente é protegido pela redução no uso de energia, indiferente da forma de captação. Por isso, medidas que possam diminuir esses danos, por menores que sejam, fazem uma grande diferença”.

A energia solar é uma fonte considerada renovável e inesgotável. Ao contrário dos sistemas que utilizam combustíveis fósseis, o processo não emite dióxido de enxofre (SO2), óxido de nitrogênio (Nox) e dióxido de carbono (CO2), gases poluentes que contribuem com o aquecimento global.

Como funciona

Os painéis fotovoltaicos são feitos com materiais semicondutores de energia. A luz recebida é convertida em energia elétrica, que está interligada com o sistema de distribuição de energia do Campus. Além do estacionamento próximo ao bloco C, onde as placas foram instaladas priorizando fins didáticos, os painéis estão presentes na sua maior quantidade na cobertura do bloco R, e os inversores no interior da edificação. Ou seja, não há produção de resíduos ou qualquer interferência com o meio ambiente.

*Estagiário, sob orientação de Greici Audibert