Uno oferece plataforma gratuita para ensino de sete idiomas

Texto Gabriel Kreutz*

Para qualquer profissão, aprender um segundo idioma possibilita um mundo de novas oportunidades. Se um só já representa tantas vantagens, agora imagine sete. É isso que a Unochapecó está oferecendo, de forma gratuita, para estudantes, professores e técnicos administrativos, através da Altissia. Por meio de uma plataforma digital, serão ofertados os idiomas Inglês, Espanhol, Português, Francês, Alemão, Italiano e Holandês. As inscrições para a primeira turma do curso encerram no dia 28 de fevereiro e as aulas iniciam já no dia 1º de março.

O grande diferencial da plataforma, desenvolvida em uma universidade da Bélgica, é que o ensino é totalmente personalizado para o perfil de cada estudante. Antes de começar de fato as aulas, o inscrito passa por uma série de testes, para avaliar em que nível está em relação ao aprendizado da segunda língua.

De acordo com o coordenador do projeto e diretor da Área de Ciências Humanas e Jurídicas, professor Gláucio Wandre Vicentin, esta é uma plataforma adaptativa de aprendizagem. "São vários níveis que você atinge, de acordo com seu interesse. E para passar cada nível é necessário 200 horas de estudo. Não é algo simples de fazer, realmente aprender dá trabalho, tem que ter dedicação. Uma dica é fazer cerca de 15 minutos por dia, pois o contato mais contínuo com a língua facilita o aprendizado".

Outro aspecto importante é que a Altissia permite, além do ensino a iniciantes, o aprendizado de outro idioma para quem já tem uma segunda língua. "Ou seja, a plataforma serve tanto para quem quer iniciar o ensino de outra língua como para quem já domina um idioma e quer aprender outro. A grande oportunidade é que, dependendo da disponibilidade de tempo de cada um, é possível aprender até sete línguas. Para o estudante que chega na Universidade e dedica sua vida só aos estudos, ele pode aprender muito mais que apenas um segundo idioma", destaca o professor.

Inscrições

Apesar da primeira turma iniciar no começo de março, um diferencial deste projeto é que vão abrir novas turmas durante todo ano. Até o último dia de cada mês, estão abertas inscrições para uma nova turma, que começa sempre no dia 1º. Depois, do dia 1º ao dia 14, abre um novo período de inscrições para outra turma que inicia sempre dia 15, e assim sucessivamente. "A Instituição tem uma preocupação muito grande com a utilização dos dados dos estudantes. Por isso a necessidade da inscrição, para o aluno confirmar as suas informações e enviar para a Altissia", explica Gláucio.

As inscrições podem ser realizadas através do link disponível no site da Unochapecó.  Neste espaço, será solicitado o login na Minha Uno e depois é só conferir os dados e confirmar a inscrição. A mesma será encaminhada para a Altissia antes do início das turmas. Quando começar as aulas, o inscrito recebe um login e uma senha para entrar na plataforma e iniciar seus estudos.

O professor ressalta que este é um grande passo para a Unochapecó, no sentido da internacionalização e na capacitação de seus estudantes. "Assim como temos alunos que tiveram a oportunidade de aprender uma segunda língua durante o ensino médio, a grande maioria não teve, seja por questão de tempo ou oferta. Quando eles chegam na Universidade seria desejável que ele já tivesse um segundo idioma para que pudesse aproveitar as oportunidades de estágio nos países que falam essa língua. Essa é uma realidade global, e a Unochapecó está preocupada com esse aspecto", complementa.

Internacionalização

A Altissia é um subprojeto do Projeto Qualidade Acadêmica, da Pró-reitoria de Graduação, e está relacionado com a internacionalização. Junto nessa equipe está, também, a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) e o Laboratório de Línguas (Lablin) da Universidade.

Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, o projeto irá trazer muitos benefícios, principalmente em relação aos intercâmbios. "Dentro da comunidade acadêmica, muitas pessoas ainda não possuem o domínio de uma segunda língua, principalmente o inglês, o que impossibilita a participação em ações internacionais, como um intercâmbio em uma universidade estrangeira", comenta.

Silvana salienta que o Qualidade Acadêmica é um dos grandes projetos estratégicos da Unochapecó, que dissemina várias ações pela Universidade. "A Altissia é uma oportunidade para todos que frequentam a Universidade, e sem custo financeiro para ninguém. Vai ser um presente para todos que estiverem dispostos a enfrentar todas essas horas de estudo".

Novos horizontes

Nos últimos anos, a Unochapecó tem realizado uma estratégia de internacionalização que a coloca em contato com outras instituições do mundo, levando jovens de Chapecó para conhecerem outras culturas e universidades. Ao mesmo tempo recebe muitos professores, pesquisadores e intercambistas de outros países. Para o reitor, professor Claudio Jacoski, dentro deste projeto da Unochapecó também está a qualificação dos docentes, técnicos e estudantes em outras línguas.

"A parceria com a Altissia vem ao encontro de nossas necessidade e planos para o futuro da Unochapecó. Estamos cada vez mais conectados com tudo que ocorre no mundo e colocando nossa comunidade acadêmica dentro de um projeto que visa qualificar e melhorar a prática de outras línguas de forma gratuita. Pretendemos vencer mais uma barreira, investindo no conhecimento, desbravando culturas a partir da comunicação, e sem dúvida, ampliando os horizontes de quem está na Unochapecó", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Sete idiomas