Uno promove dia da articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão

A Vice-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó promove na próxima terça-feira (05), o Dia da Articulação do Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento será realizado a partir das 13h30 no Plenário do Bloco G, da universidade.

O encontro é aberto a toda comunidade acadêmica da Unochapecó e tem como objetivo a criação de tempos e espaços de reflexão, planejamento, implementação, socialização e avaliação de práticas integradoras entre o ensino, pesquisa e extensão da instituição. Por meio da dinâmica "World Café", espera-se possibilitar o compartilhamento de ideias, fortalecer o sentimento de pertença e o comprometimento coletivo com um processo de construção de conhecimentos de forma participativa e unido com as demandas da realidade regional.

Para a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, a atividade tem o objetivo de reinventar a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, na universidade. "Necessitamos cada vez mais compreender a importância da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, para entender como se transita da teoria para a prática e como da prática emergimos em outras teorias e de como podemos assumir a reflexão como prática social para validar o conhecimento construído, que se transformará em subsídios para estudar, explicar e compreender o que pode ser feito, apontando caminhos para ressignificar e reinventar o conhecimento, que subsidiará as mudanças na realidade social. Nesse sentido, precisamos promover momentos de encontro com a comunidade acadêmica, para as trocas de experiências e para a construção coletiva", explica a professora.

De acordo com a diretora de Extensão da Unochapecó, professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, será uma tarde de conversação colaborativa, destinada ao "se pensar", "se dizer", "se repensar", por intermédio da troca de experiências entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão visando o fortalecimento e visibilidade das ações já em curso, além de fomentar a articulação de parcerias entre os cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, corpo docente, programas, projetos, laboratórios e demais iniciativas e ações de atuação na sociedade, bem como, potencializar a capacidade coletiva de produzir e socializar o conhecimento.

Os docentes, estudantes e técnicos-administrativos que quiserem participar, podem realizar sua inscrição em uno.vc/dia-epe.

uno

extensão