Uno realiza ações de educação ambiental a alunos do ensino fundamental

Texto Willian Alves*

A última terça-feira (21/03) foi de muitas descobertas e aprendizado para os estudantes do 3° e 4° anos do ensino fundamental das escolas Básicas Municipais Sereno Soprana, Lara Ribas e Valesca Parizotto. Eles participaram do Encontro de Educação Ambiental para a Infância, que teve como tema o Dia Internacional da Água, comemorado nesta quarta-feira (22/03).

O evento foi realizado na Unochapecó pelos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas, em parceria com o Mestrado em Ciências Ambientais, o Museu de Ciências Naturais, além dos projetos de Extensão “Pedagogia na Rua”, “Viveiro Educativo”, "Brinquedoteca” e “Olhares sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica”.

uaudvsub

A professora Ana Confortin, do curso de Ciências Biológicas, explica que o objetivo do encontro é refletir sobre o direito de usufruir a água, bem como o dever de conservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios. “Praticamente todas as atividades do cotidiano envolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água. Por isso, é importante chamar as crianças para o compromisso de cada uma fazer a sua parte através de ações simples do cotidiano”, destaca.

ouasihvaibha

Os estudantes participaram de diversas oficinas, onde conheceram um pouco mais sobre os rios, lagos e afluentes da região Oeste. Para o professor João Luis Machado, da Escola Básica Municipal, as atividades realizadas proporcionam uma maior absorção de conhecimento, pois os alunos têm acesso às aulas mais expositivas e, dessa forma, associam o conteúdo ministrado em sala de aula com as práticas”, acredita.

*Estagiário, sob a supervisão de Greici Audibert