Uno realiza formação continuada aos professores do noroeste de Santa Catarina

Texto Ícaro Colella*

Em tempos difíceis, se torna necessário reunir conhecimentos para passar com mais conforto pelas adversidades. A Unochapecó, enquanto universidade comunitária, promove desde antes da pandemia capacitações para professores da rede de ensino fundamental e médio com o intuito de agregar no desenvolvimento educacional local. Com o tema 'Acolhimento Psicossocial, Currículo e Avaliação Formativa', a Universidade está realizando uma formação de  40 horas para 548 professores de municípios do noroeste de Santa Catarina. A nova fase de formação iniciou no dia 19 de outubro e se estende até o dia 27 de novembro. Devido a pandemia, será ofertada via Google Meet e objetiva contribuir para o acolhimento socioemocional da comunidade escolar no retorno das atividades escolares após a Covid-19.

A parceria surgiu a partir da demanda levantada pelos municípios junto a Unochapecó. Em março, o professor Elcio Cecchetti e outros docentes da Universidade realizaram uma formação sobre Tecnologias Digitais de aprendizagem com estes municípios. Mais tarde, no mês de setembro, a Instituição foi procurada novamente para reorganizar o retorno das aulas pós-pandemia. "Objetivamos não só preparar a primeira semana de reinício, mas acolher de modo contínuo e processual tanto os profissionais da educação, quanto os estudantes. É mais uma ação que atesta a função social da Unochapecó em atender a comunidade regional", comenta o professor, responsável por coordenar o projeto.

Uma das participantes da formação é a professora Solange Franzosi. Ela frisa que promover uma formação continuada aos professores contribui para o acolhimento psicossocial da comunidade escolar, já que muitos professores estão com alto nível de estresse. Além de assegurar as aprendizagens essenciais dos estudantes da educação básica dos anos letivos 2020/2021, essas capacitações visam atualizar os docentes com as ferramentas virtuais e apresentam uma forma de avaliar os alunos neste novo cenário. "A capacitação está sendo valiosa e de grande importância para os profissionais da educação, pois só veio a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Acho que é o momento de aprendermos juntos, pois a educação nunca mais será a mesma e nem nós seremos os mesmos profissionais", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Regiao