Uno recebe espetáculo "Dessas Interrupções"

Texto Juliane Bee*

A Unochapecó recebeu nesta terça-feira (21/03), a apresentação 'Dessas Interrupções', idealizada pela bailarina e professora Paola Zonta. Os estudantes dos cursos de Psicologia e Artes Visuais lotaram o plenário do bloco G para assistir ao espetáculo, que através da dança demonstrou de forma bastante sensível o descobrimento da perda de um filho durante a gestação.

Segundo Paola, o projeto tem como objetivo apresentar a sua experiência e a de outras mulheres sobre a dor da perda. "Quando sofri um aborto espontâneo senti uma necessidade de falar para o mundo o que eu estava sentindo, mas não sabia como. Transformei a minha dor em arte, mas cada mulher tem uma maneira diferente de lidar com esse tipo de situação." Durante a pesquisa, a bailarina usou como uma das referências o livro 'Até breve, José', da escritora Camila Goytacaz, que depois de perder um filho continuou escrevendo um diário de gravidez como forma de homenagear a criança.

dddd

Após a apresentação do espetáculo foi realizado um bate-papo sobre a temática junto com o público. "As pessoas não sabem o que dizer nessa hora e magoam as mães que acabaram de perder seus filhos. Nos permitam sofrer. Nos permitam chorar", desabafa. Além do espetáculo, Paola também é colaboradora do blog 'Do luto à luta', que reúne textos e depoimentos de mulheres que já passaram por momentos parecidos.

O espetáculo de dança solo tem direção de Henrique Savage e foi aprovado no Edital de Linguagens de 2015. A ideia de Paola é terminar a série de apresentações em Chapecó e rodar o projeto pela região e em outros estados. A realização do evento contou com o apoio da Unochapecó e do Grupo Fogueira, grupo de estudo e pesquisa de gênero da Universidade.

*Estagiária, sob a orientação de Greici Audibert
Reflexão