Uno vence em duas categorias do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora em SC

O Sebrae/SC realizou, no último dia 15 de dezembro, a cerimônia do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021. Nele, foram reconhecidas as melhores práticas de educação empreendedora do estado. O objetivo do prêmio é estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas de professores do ensino fundamental, médio, superior e técnico, valorizando os trabalhos dos profissionais mais engajados. Nesta etapa foram 24 propostas inscritas, distribuídas de acordo com o nível de ensino e de instituições públicas e privadas de todas as regiões de Santa Catarina.

Os projetos desenvolvidos buscaram promover as competências empreendedoras dos estudantes com práticas como a escrita dramática, gincanas, desenvolvimento de aplicativos, incentivo ao empreendedorismo social, soluções para a destinação adequada de resíduos, criação e cuidado de hortas, programas de empreendedorismo, e diversas outras iniciativas de capacitação e desenvolvimento dos alunos.

A Unochapecó, provando mais uma vez que o empreendedorismo e a inovação fazem parte do seu DNA, conquistou o primeiro lugar em duas categorias do Prêmio. Na categoria 'Ensino Médio' a universidade conquistou o troféu ouro pelo projeto 'StartMais - Mudança de atitudes com ideias sustentáveis', desenvolvido pelos professores Rodrigo Barichello, Francieli Pastre, Duílio Schaefer Junior, Caroline Dallacorte e pelos técnicos Letícia de Castro Gabriel, Renê Anziliero e Laís Teixeira. Já na categoria 'Ensino Superior', o troféu ouro veio para a Instituição por conta do projeto 'LIVE 4.0 - Laboratório Interdisciplinar de Vivências Empresariais', idealizado e executado pelos professores Duilio Pedro Schaefer Júnior, Caroline Dallacorte, Cleunice Zanella, Rodrigo Barichello e Gilseli Molozzi.

Para o diretor executivo do Pollen Parque Científico e Tecnológico, professor Rodrigo Barichello, o objetivo dos dois projetos é promover a cultura empreendedora dentro e fora da Universidade. "Estamos muito felizes com esse reconhecimento, pois ele mostra que estamos no caminho certo, que é formar futuros empreendedores e garantir que os que estão na Universidade possam sair cada vez mais capacitados e qualificados para empreenderem e inovarem em suas áreas de atuação", ressalta Barichello.

De acordo com o professor Duilio, a premiação é um reconhecimento ao trabalho realizado por toda equipe.

"Fechar o ano com esse prêmio pelo nosso trabalho é algo fantástico, principalmente por percebermos que estamos conseguindo alcançar os objetivos da nossa profissão, impactando os estudantes e formando profissionais atuantes na sociedade, solucionadores, inovadores e empreendedores. E já estamos com novas estratégias para a LIVE 4.0 em 2022, continuaremos inovando, para inspirar nossos alunos", enaltece.

Agora os dois projetos seguem para a etapa nacional do Prêmio Educação Empreendedora do Sebrae, representando nossa Unochapecó e o estado de Santa Catarina, nas categorias Ensino Médio e Ensino Superior, que acontece em 2022.

Conheça os projetos vencedores

Live 4.0

O projeto LIVE 4.0, busca formar profissionais capazes de reconhecer e definir problemas reais, bem como buscar soluções relacionadas às suas áreas do conhecimento, fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas. Por meio dele, os acadêmicos atendem demandas reais de empresas parceiras, que surgem para que os estudantes trabalhem como solucionadores e empreendedores.

Os grupos trabalham em soluções unindo as áreas do conhecimento, com acadêmicos de cursos distintos. Um momento importante para que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sua formação, além de ter o contato com o mercado, suas particularidades e desafios. Na disciplina integrada LIVE 4.0, os professores estimulam os alunos a passarem por algumas fases importantes de um projeto, como a compreensão do problema, validação, busca por solução e aperfeiçoamento da ideia. A condução da atividade é realizada com uso de ferramentas e metodologias do design thinking, inovação, empreendedorismo, trabalho em equipe, liderança, gestão de conflitos, gestão de projetos, tomada de decisão e habilidades técnicas da cada área.

Participaram do projeto, neste semestre de execução, os cursos de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Engenharia de Produção da Unochapecó.

StartMais

O 'StartMais - Mudança de Atitudes com Ideias Sustentáveis' é uma iniciativa para incentivar estudantes do ensino médio de Chapecó e região a pensarem de maneira inovadora e empreendedora. Ao longo do Programa, os alunos são desafiados a propor ideias criativas e sustentáveis a fim de melhorar o mundo. Todos os estudantes inscritos recebem dicas de conteúdo para acesso, que além de ajudarem na etapa de gerar conhecimento, vão pontuar para que ganhem pontos por engajamento.

Após ter acesso de forma gratuita e online aos mais diversos conteúdos, acontece o momento de formação das equipes. Nessa etapa, a ‘Jornada da Inovação’, os participantes estarão em grupos que podem ter membros de qualquer escola da região e, inclusive, podem contar com apoio de um professor. A intenção é justamente misturar os estudantes e aproximar professores com os adolescentes, num processo em que todos colaborem no desenvolvimento de uma ideia. Nesse momento, também, os mentores orientam cada grupo, para que nasça e se desenvolva a ideia inovadora. Os 10 melhores projetos serão os finalistas e irão para o dia do evento final, com apresentação para banca de jurados.

Startmais
Live