Unochapecó abre inscrições para intercâmbio em 10 países

Texto Vanessa Marquezzan*

Para os estudantes dispostos a aprender e abertos a novas experiências chegou a oportunidade de realizar a viagem internacional do conhecimento: o intercâmbio. Por meio do Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica da Unochapecó, os estudantes podem ir para países da Europa, Ásia, América Latina ou América do Norte. Para isso, basta efetuar a inscrição até o dia 28 de agosto e seguir todos os passos do edital.

Podem participar do processo seletivo estudantes maiores de 18 anos que cursam graduação na Unochapecó. Eles precisam ter realizado no mínimo 40% e no máximo 90% da matriz curricular e possuir média acadêmica igual ou superior a seis. A duração do intercâmbio varia de acordo com os países. Na Europa, Ásia e América do Norte, por exemplo, o estudante pode permanecer por seis meses e nos países da América Latina por até um ano.

Depois da inscrição, os interessados passam por uma seleção interna, realizada pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais da Universidade (Arni), com base no edital. Além disso, em alguns casos, os estudantes selecionados ainda dependem da aprovação da Instituição escolhida para a realização do intercâmbio.

A Unochapecó possui acordo de cooperação com várias Universidades espalhadas pelo mundo. Com isso, os acadêmicos não pagam a mensalidade em nenhuma das Instituições durante a realização do intercâmbio, apenas as despesas com passagem, moradia e alimentação. "O intercambista vai se aventurar e abrir novos horizontes. Ele não vai ter somente uma experiência acadêmica, mas sim de vida", comenta a analista da ARNI, Liana dos Santos.

Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone 3321-8308 ou e-mail: internacional@unochapeco.edu.br. Confira também as atividades e outras oportunidades da Arni no Facebook.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Oportunidade