Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó adere a Movimento para promover os objetivos da ONU

Comunidade

Texto Vanessa Marquezzan*

 

Preocupada com o futuro do mundo em que vivemos, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, aprovou a Agenda 2030. Ela estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Para facilitar a incorporação desses objetivos, foi criado o Movimento Nacional ODS – Nós Podemos Santa Catarina, que conta com signatários, como a Unochapecó, para atuar em prol desses objetivos.

Com a adesão, a Universidade se compromete a participar de eventos e reuniões do movimento e contribuir para a disseminação das proposições inseridas nos ODS da Agenda 2030 da ONU. Além disso, se propõe realizar ações vinculadas com o movimento e mobilizar as pessoas e organizações da sociedade para a adesão aos Objetivos. Também, busca estimular a realização de estudos e pesquisas sobre a avaliação da implementação dos ODS e sobre o desempenho de seus indicadores e metas. As ações relacionadas com o Movimento fazem parte de uma agenda global para tornar o mundo um lugar melhor e com perspectivas sustentáveis a longo prazo.

Participar desse movimento, segundo o professor da Unochapecó, Sady Mazzioni, contribui para a disseminação das ideias do desenvolvimento sustentável. "Além de estimular ações que conduzam às práticas mais sustentáveis, tanto no âmbito interno quanto externo".

Para o reitor, professor Claudio Jacoski, ser um signatário dos ODS é uma confirmação de que a Unochapecó, enquanto Instituição, está sempre preocupada com a melhoria e sustentabilidade das condições da humanidade. "Sentimo-nos honrados e com uma responsabilidade ainda maior de seguirmos na construção de uma sociedade que tem o compromisso de cuidar das gerações futuras".

 

Objetivos

Os objetivos estabelecidos pela ONU são: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de qualidade; Igualdade de Gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação.

 

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco

 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Sustentabilidade
Selo ods
Movimento

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image