Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó analisa cenário para possível retorno presencial no segundo semestre

Educação

Texto Jessica De Marco*

 

Desde o início da pandemia por Covid-19, a Unochapecó vem seguindo todas as determinações das autoridades sanitárias e demais ordenamentos legais para garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica. Mesmo que esteja preparada para o retorno presencial das atividades, com uma comissão de biossegurança formada, a Instituição analisará o cenário da pandemia para o segundo semestre, visando preservar a saúde dos seus estudantes e familiares, bem como dos professores e dos técnicos-administrativos.

Desta forma, por ora, fica definido que até o dia 31 de julho as aulas seguem de forma remota, exceto situações específicas de estudantes formandos, que precisam realizar seus estágios e atividades práticas de forma presencial para concluírem seus cursos. Depois disso, as aulas dos cursos de graduação retornarão de forma presencial apenas se o cenário permitir. Segundo a vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, o momento exato da volta às aulas presenciais é ainda um fator de dúvida, tendo em vista as incertezas que se desenham para este período pós-pandemia.

“Todas as cautelas necessárias para assumirmos com tranquilidade e segurança o processo de retorno foram avaliadas e implantadas segundo o ‘Plano de Retorno Gradual às Atividades Presenciais da Unochapecó’. Nossa preocupação é que o retorno às aulas se dê de maneira segura para toda a comunidade acadêmica, tanto do ponto de vista sanitário, quanto pedagógico e jurídico. Precisamos também considerar as condições logísticas dos estudantes que moram em outros municípios e dependem de transporte interurbano para chegar à Universidade”, comenta. 

Quanto às atividades presenciais dos cursos de pós-graduação lato sensu, estão programadas para retorno no dia 14 de agosto. A Unochapecó está preparando um protocolo específico para os cursos, seguindo todos os cuidados necessários. A volta às aulas presenciais da pós stricto sensu também está programada, porém ainda sem data definida. 

Segundo calendário acadêmico da Universidade, as atividades referentes ao segundo semestre estão agendadas para iniciarem dia 3 de agosto. Alguns cursos, no entanto, já iniciaram, pois possuem componentes curriculares práticos referentes ao primeiro semestre que serão efetivados a partir da metade do segundo semestre. Isso significa que cursaram os conteúdos teóricos de 2020/1, iniciaram agora os conteúdos teóricos referentes à 2020/2, e na sequência farão as aulas práticas de 2020/01 e 2020/2, encerrando o ano com todos os componentes curriculares concluídos. 

De qualquer forma, remota ou presencial, os estudantes da Unochapecó não serão prejudicados. Os conteúdos continuarão sendo abordados pelos professores de forma normal e com a qualidade reconhecida da Universidade.

“O modelo de aula teórica adotado pela Unochapecó neste período de pandemia é o que existe de mais próximo às aulas presenciais, pois ocorrem ao vivo, no mesmo dia e horário agendados no cronograma semestral, com uso de diversas ferramentas digitais que permitem ampla interação entre professores e estudantes, o que sem dúvida, influencia positivamente na motivação dos alunos e, consequentemente, no processo de aprendizagem”, acrescenta. 

Todas as medidas já adotadas pela Universidade, assim como as novas, podem ser encontradas nos canais oficiais da Instituição. 

 

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Covid19
Covid
Coronavirus
Aulas remotas

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image