Unochapecó apoia concurso de desenho sobre o bairro Efapi

Cultura

Dos pequenos traços surgem as grandes ideias. É através delas que nossa mente viaja na imaginação e cria maneiras de ver o mundo. Poder levar essas expressões para além do papel pode ser um sonho para muitos e realizá-lo ficou mais fácil para mais de dois mil estudantes do bairro Efapi. Isso porque o Jornal Folha do Bairro, em parceria com o Rotary São Cristóvão e a Unochapecó, promoveram no mês de maio um concurso de desenho para as sete escolas da região, com o objetivo de presentear o bairro com um símbolo cultural.

Participaram do concurso as turmas do 5º ao 9º ano das escolas Cyro Sosnosky, Diogo Alves, Fedelino Machado, Jardim do Lago , Herbert de Souza, Sereno Soprana e Tancredo Neves. Nos desenhos, os estudantes poderiam abordar os aspectos da hospitalidade, do conhecimento representado pela Universidade, do trabalho, como exemplo as agroindústrias, e demais características que rodeiam o bairro. Os participantes tiveram até o dia 16 de maio para entregar os materiais no jornal.

Para julgar as obras, professores da Unochapecó e demais representantes indicados pelo Folha do Bairro e pelo Rotary se reuniram no dia 6 de junho. O evento aconteceu no Salão Nobre da Universidade e também contou com a presença dos alunos e pais, além dos professores das escolas e seus gestores.

Segundo o pró-reitor de Administração da Unochapecó, professor José Alexandre Detoni, a parceria reforça a identidade da Universidade em estar presente na comunidade. "O incentivo à cultura é importante e nos leva a acreditar que é possível melhorar o mundo a partir de ações que dizem respeito às pessoas que constroem o local em que vivem".

Me inspirei nos pontos históricos do bairro

Após as considerações da banca avaliadora, o resultado do concurso foi anunciado. O estudante da Escola Fedelino Machado, Daniel Kosvoski Vaccaro, de 14 anos, foi o vencedor. O jovem explica que o desenho foi inspirado nos pontos históricos do bairro. "Eu procurei representar o que o bairro é. Casas construídas bem juntas, para mostrar a união. Eu me esforcei para desenhar bem, mas não esperava ficar em primeiro lugar”, comenta.rgeg

Como prêmio, Daniel recebeu uma caderneta de poupança do Sicoob, no valor de R$ 300,00 e um kit de material educativo oferecido pela Unochapecó. A escola também recebeu presentes pela participação e apoio ao aluno. A professora Eliana Aparecida dos Santos Moura e a gestora Lizandra Sbardelotto receberam uma diária cada no Thermas Piratuba Park Hotel. Para a escola, o Rotary Club São Cristóvão patrocinou R$ 1.000 em compras de suprimentos.

O segundo e o terceiro lugar do concurso ficaram com as estudantes da escola Cyro Sosnoski, Laura Parnoff Filippi e Pâmela de Castro Carvalho, respectivamente. Já o quarto lugar ficou com Danieli Felipetto, da Escola Sereno Soprana. Além disso, os 74 finalistas ganharam ingressos para o circo Tihany, um presente da Prefeitura de Chapecó pela iniciativa cultural.

No ano passado, o jornal também realizou um concurso de redação, para fomentar a escrita e a criatividade dos jovens e das crianças. Para continuar com esse movimento, neste ano, o desenho foi escolhido como protagonista. Para o jornalista e diretor do Jornal Folha do Bairro, Laurimar Antonio Giaretta, esse é um momento único para se criar um símbolo que tenha a cara da comunidade. "Nós queremos envolver os moradores da região na criação desse material e os estudantes ajudam na construção dessa história", explica.

*Com informações do Jornal Folha do Bairro

Simbolo cultural