Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó assina acordo para fomentar o desenvolvimento regional

Inovação

Texto Tuanny de Paula*

Buscar constantemente novas tecnologias e inovação para a comunidade é uma das principais preocupações da Unochapecó. Seguindo essa lógica, no dia 31 de outubro, a Universidade e outras entidades públicas e privadas do Estado assinaram o Pacto pela Inovação. O acordo tem como objetivo fortalecer o ecossistema catarinense e levar inovação para os principais setores de desenvolvimento. O evento aconteceu em Florianópolis, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS). 

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski e o professor Ricardo Fantinelli participaram do evento. Ricardo acredita que o pacto integrará os setores produtivos da região com a Universidade, no sentido de impulsionar novos negócios e ideias. O professor ainda comenta que os centros de inovação, por exemplo, são mecanismos que ajudarão a ampliar a capacidade competitiva das regiões catarinenses e conectá-las. 

jujuNo Oeste de Santa Catarina, o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, ligado à Universidade, é o principal centro de inovação. O prédio está em construção e deve ser concluído no ano que vem, mas já realiza eventos e cumpre o papel de fomentar as novas tecnologias de desenvolvimento. 

"O Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ tem como lógica investir e envolver as pessoas, de forma a melhorar a qualidade de vida de toda a região. O objetivo inicial é despertar o senso da comunidade, para fazer com que as pessoas participem e integrem o movimento", explica Ricardo, reforçando que o projeto não é só da Unochapecó e das organizações diretamente envolvidas, mas sim de todo mundo. 

O próximo passo é promover debates, juntamente com a comunidade, para decidir os novos rumos e estratégias para o Parque. A proposta é investir na pesquisa científica e tecnológica e na disseminação da cultura do empreendedorismo na região, juntamente com a geração de novos negócios pautados pelo município.


*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Parque cientifico e tecnologico
Pacto pela inovacao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image