PPGCA e Ceom assinam convênio com a Universidade de Bolonha

Texto Gabriel Kreutz*

Considerada uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Bolonha, na Itália, é referência em questão de ensino e pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. Esse aprendizado todo, agora ficará ainda mais perto do Brasil, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) da Unochapecó, que assinaram, na última terça-feira (14/05), um convênio com o Departamento de Patrimônio Cultural da Universidade de Bolonha. O convênio prevê o intercâmbio de estudantes e professores para atividades de docência e pesquisa.

A parceria surgiu através de duas pesquisadoras italianas que já estão no Brasil e participam de um projeto de pesquisa arqueológica em conjunto com a Unochapecó, através do Ceom e PPGCA. Entre elas, a professora Giulia Marciani, que participou do ato de assinatura do convênio.

Para a coordenadora do Ceom, professora Mirian Carbonera, esta parceria representa uma oportunidade de desenvolver novas pesquisas e trocar experiências. "Teremos novas chances de intercâmbio de docentes e discentes, tanto para estudantes de graduação como de pós-graduação stricto sensu. Especialmente agora que a Universidade tem dois doutorados novos, essas ações fortalecem a nossa internacionalização", destaca.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, afirma que assinar um convênio com a Universidade de Bolonha é motivo de muito orgulho para a Instituição, considerando-se o histórico de uma das mais antigas instituições de educação do mundo. "Esse convênio é amplo, pois permite várias ações da Uno, no campo da pesquisa, em intercâmbios, capacitações, etc. Neste primeiro momento do convênio teremos o envolvimento do Ceom e do PPGCA, porém a expectativa é que outros cursos e setores envolvam-se no futuro. Todos ganham com isso, pois firmamos essa parceria com uma grande instituição, referência em nível mundial", finaliza.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais está com inscrições abertas para seu processo seletivo de Doutorado até o dia 7 de junho. O edital está disponível na página do Programa.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Convênio