Unochapecó colabora com a Chape no projeto de formação de atletas

Texto Jessica De Marco*

Uma parceria de tanto tempo só poderia render coisas boas. Recentemente, a Chapecoense recebeu da Federação Catarinense de Futebol o selo de clube formador, concedido pela CBF. Isso quer dizer que o time atende todos os requisitos legais nas categorias de base e tem excelência na formação de novos atletas. Na Unochapecó essa notícia foi muito comemorada. Afinal, a Universidade é uma das grandes parceiras do clube, inclusive neste projeto, que coloca a Chape ainda mais entre os grandes do futebol brasileiro.

Para conquistar o certificado, o time deveria atender uma série de exigências. Como uma apoiadora das antigas, a Uno não poderia ficar de fora. Fez questão, desde o início, de contribuir no que pode. As primeiras discussões sobre a elaboração do projeto iniciaram ainda em 2013. "Nesta época, a Unochapecó apoiava o clube com estudantes e professores nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia. Também no atendimento pelo ambulatório odontológico", explica o coordenador do Núcleo de Desporto Universitário, professor Cristiano Padilha.

Além dessa colaboração, a Unochapecó já ajudou o clube de diversas formas e continua ajudando. Um convênio, entre ambas as instituições, disponibiliza bolsas de estudo integrais aos atletas e colaboradores da Chape, além de auxílio com profissionais nas áreas de letras (inglês, espanhol), enfermagem e assistência social, necessários para efetivação do projeto de certificação. O clube também pode utilizar os espaços da Universidade para realizar os mais diversos atendimentos na área da saúde.

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, comenta que há uma bonita história nesta parceria e lembra que a Unochapecó já estampou a camisa do clube em 2011, quando conquistou o título catarinense. "A Instituição considera muito importante este processo de estruturação e profissionalização que a Chapecoense passa. Estamos pensando no futuro do nosso time, pois, com o certificado, o clube tem direitos econômicos sobre transações de atletas por ter realizado a formação destes. Compreende-se que a Diretoria da Chapecoense está dando firmes passos na estruturação organizacional da nossa querida Chape", analisa o reitor.

Cezar Dal Piva, diretor das categorias de base da Chapecoense, avalia como fundamental a colaboração da Unochapecó, desde a elaboração do projeto até a contribuição das exigências da CBF. "O resultado final é em conjunto. A missão, agora, é continuar e cada vez mais melhorar o processo de formação".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Selo de clube formador