Unochapecó cria grupo de tratamento e controle do tabagismo

Texto Jessica De Marco*

Só quem fuma sabe que parar não é uma tarefa simples. Exige determinação, seriedade e, principalmente, apoio. Pensando nisso, a Unochapecó criou o Grupo de Tratamento e Controle do Tabagismo. A iniciativa pretende mostrar aos usuários que, apesar de não ser fácil deixar de fumar, a união torna a caminhada mais leve.

A ação é da Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH) da Universidade e é direcionada exclusivamente aos funcionários da Instituição. Os trabalhos acontecem semanalmente e contam com o apoio de sete profissionais, das mais diversas áreas. Além de receberem informações, os participantes terão atendimento médico, odontológico, nutricional, psicológico, fisioterápico e de enfermagem.

Conforme a enfermeira do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), Fabiana Carla Dalla Costa, o grupo foi criado justamente pensando no bem-estar e na saúde dos trabalhadores da Unochapecó. "A iniciativa surgiu após conversas com várias pessoas, onde percebemos que o número de funcionários que fazem uso do tabaco é grande", comenta.

O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira (18/08), momento em que foram apresentados aos participantes os profissionais que estarão os auxiliando nessa caminhada. Os funcionários interessados ainda podem aderir ao grupo até o dia 8 de setembro. "Além do encontro semanal, os participantes serão assistidos pela equipe multidisciplinar em encontros individuais que possibilitarão o uso de práticas como a auriculoterapia, avaliação cardiorrespiratória, exames médicos, dieta nutricional, entre outros”, comenta a psicóloga Katiê Caumo.

Raquel Janaína Buss, também psicóloga da Unochapecó, lembra que o grupo acontece não somente com o objetivo de fazer com que os usuários cessem o ato de fumar, mas que possibilite a perspectiva de mudança de hábitos e a melhora na qualidade de vida. Caso haja a necessidade do uso de medicamentos durante o tratamento, uma parceria com a Farmácia Escola garantirá aos participantes descontos especiais. Além disso, metade dos remédios serão custeados pela Instituição.

Profissionais

Os sete profissionais que vão atuar junto com os participantes do grupo são: Rogério Barcala (médico), Ricardo Nicaretta (fisioterapeuta), Micheli Trentin (nutricionista), Mariana Chiodeli (dentista), Fabiana Dalla Costa (enfermeira), Katiê Caumo (psicóloga) e Raquel Janaína Buss (psicóloga).

Para obter mais informações sobre o Grupo de Tratamento e Controle do Tabagismo, basta entrar em contato com a DDH, através dos ramais 8427 ou 8147.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
UnochapecÓ