Unochapecó cria setor para fortalecer movimentos estudantis

Texto Vanessa Marquezzan*

Desde o dia primeiro de fevereiro deste ano, a Unochapecó conta com um setor que trata exclusivamente dos movimentos ligados aos alunos e egressos da Universidade. Trata-se da Assessoria de Assuntos Estudantis, que inicialmente dá prioridade no auxílio aos centros acadêmicos, clubes do egressos e empresas juniores. Ou seja, o setor funciona como um elo entre a comunidade acadêmica e a organização administrativa da Instituição.

A assessoria também trabalha na assistência e divulgação das ligas acadêmicas e dos projetos de extensão que envolvem os estudantes da Unochapecó. O objetivo é deixar mais claro para todos como funcionam e como é possível aproveitar melhor esses serviços. Para o responsável da Assessoria de Assuntos Estudantis, professor James Antônio Antonini, o setor é muito importante para preencher vácuos e melhorar a vida dos estudantes. "Queremos aproximar ainda mais a Universidade do viés comunitário, pois ela oferece muitas coisas que a comunidade acadêmica e a externa talvez não saiba exatamente como usar", ressalta James.

O setor ainda está em fase de estruturação e as ações em fase de planejamento. Mas uma das atividades pensadas, por exemplo, propõe oficinas sobre o funcionamento dos Centros Acadêmicos dos cursos, levando em conta as especificidades de cada graduação. A ideia é orientar os estudantes sobre os procedimentos relacionados à gestão dos CA's e, assim, fortalecer a atuação dos movimentos estudantis dentro da Universidade.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o setor ou buscar orientação pode entrar em contato pelo telefone 3321-8280 ou pelo e-mail aae@unochapeco.edu.br. Também é possível visitar o espaço da Assessoria de Assuntos Estudantis, localizada em cima da Livraria Universitária.

*Estagiária, sob supervisão de Greici Audibert
Egressos