Unochapecó dá start na primeira equipe de e-Sports da Universidade

Texto Juliane Bee*

A profissionalização dos jogadores, a alta remuneração e a oportunidade de viajar pelo mundo para participar de competições são alguns dos fatores que contribuíram para a popularização dos esportes eletrônicos (e-Sports) no Brasil. Pensando nisso, a Unochapecó deu o start para a formação de sua primeira equipe nesta modalidade. O objetivo é participar da Liga Universitária 2017 e o cadastramento dos jogadores pode ser feito por através do formulário de inscrição, até sexta-feira (02/06).

A criação da primeira equipe de e-Sports da Unochapecó só foi possível devido à proximidade da Universidade com seus estudantes. Segundo o professor Rodrigo de Oliveira, coordenador do projeto, a ideia inicial surgiu através do contato de um aluno com a reitoria da Universidade. Durante o encontro, o acadêmico falou sobre a Liga Universitária e sugeriu a formação de uma equipe dentro da Instituição. "Temos um histórico de apoio ao esporte e temos formado atletas profissionais que se destacam no país. Agora surge um novo desafio, apoiar os atletas de e-Sports que estão ou gostariam de estar na Unochapecó na formação de uma equipe", comenta o reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski.

O próximo passo foi então entrar em contato com a Riot Games, desenvolvedora do jogo League of Legends (LoL), para saber quais os requisitos necessários para a formação da equipe. O cadastro dos jogadores, a criação de um nome, a identidade visual e uma página oficial no Facebook, foram alguns dos critérios levantados. Para isso, os estudantes receberam instruções específicas para o cadastro acompanhadas do formulário de inscrição.

Rodrigo explica que o cadastramento é uma forma de computar o número de jogadores da Universidade. Então, se o estudante não joga League of Legends, ele pode se inscrever da mesma forma, ficando registrado seu nome para futuros torneios envolvendo jogos, como Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO).

"Fazer parte de uma equipe esportiva vai muito além de apenas competir, pois a oportunidade possibilita ao estudante participar ativamente da comunidade representando a Universidade", considera o professor. Segundo Rodrigo, ser um bom jogador não é garantia de um lugar na equipe. O estudante precisa ter uma postura positiva e um bom desempenho acadêmico, assim como em equipes de outros esportes. "O acadêmico vai representar um time e levar consigo o nome da Universidade, o que é uma responsabilidade grande."

Time misto?

A empresa que regulamenta a Liga Universitária ainda não comentou sobre a possibilidade de meninas também integrarem a equipe, já que, até então, não foram constatados times mistos na competição. O coordenador do grupo da Unochapecó já entrou em contato com a organização para buscar essa informação, pois acredita que o time deve ser composto pelos melhores jogadores, independentemente do sexo. "Ainda não temos a informação sobre como serão as equipes, mas para os torneios organizados dentro da Universidade estamos programando times mistos."

Sobre a competição

Organizado pela Global Games Club, a Liga Universitária consiste no Campeonato Brasileiro Universitário, voltado a times de estudantes universitários de todo o país que competem através do jogo League of Legends (LoL). Em 2016, acadêmicos da Universidade Mackenzie de São Paulo, Universidade Estácio de Sá (Unesa) do Rio de Janeiro, Faculdade Cidade Verde do Paraná, e Centro Universitário Estácio do Ceará, participaram do torneio.

Para mais informações a respeito da equipe, os interessados podem encaminhar um e-mail para o professor Rodrigo Oliveira (roo@unochapeco.edu.br).

Lol
E-sports