Unochapecó e Defensoria Pública assinam termo de cooperação

Texto Jessica De Marco*

A área jurídica é uma das referências da Unochapecó em prestação de serviços à comunidade. Diversos projetos, por exemplo, são realizados pelo curso de Direito com o objetivo de contribuir diretamente com a sociedade e, ao mesmo tempo, com a formação acadêmica dos estudantes. Na última semana, uma importante parceria foi firmada e oportunizará novas ações nessa área. Trata-se do termo de cooperação entre a Universidade e a Defensoria Pública. O resultado será a promoção conjunta de várias ações comunitárias.

O vice-reitor de Administração da Unochapecó, professor José Alexandre De Toni, afirma que a parceria foi formalizada com a assinatura do documento, mas que, na prática, ela já acontece. "Essa parceria vai na lógica das atividades de inserção na comunidade da Instituição. É um campo de estágio importante também para os estudantes de Direito, além das outras atividades que poderão ser realizadas a partir de agora", explica.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da Unochapecó, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, durante a graduação, o estudante é preparado para ter uma formação humana, cidadã, crítica e que possa aliar a teoria com a prática. "Essa união de esforços é muito importante quando se quer construir algo maior e novo para a comunidade".

A parceria acontecerá, principalmente, aliada ao projeto Pec Jur da Unochapecó. A primeira ação dessa relevante união será possibilitar estágios na Defensoria aos estudantes da Unochapecó. A professora Débora Dutra, uma das coordenadoras do projeto, comenta que, na prática, já existia um vínculo muito próximo entre ambas as instituições. Ela lembra, ainda, que o Pec Jur teve um papel muito relevante ao incentivar a criação da Defensoria Pública em Santa Catarina. "Era uma expectativa muito grande a assinatura desse termo de cooperação. Esperamos estreitar ainda mais essa relação, para desenvolver ações conjuntas e atender a sociedade nas suas demandas, que são inúmeras".

A Defensoria Pública de Chapecó existe desde 2013. Segundo o defensor público Renan Soares de Souza, a assinatura de cooperação entre as instituições proporcionará que ambas tornem reais suas intenções, tanto jurídicas quanto sociais. "É fundamental essa união. Como a Defensoria ainda é nova no Estado, e até mesmo no país, é muito importante que se tenha parcerias com instituições a nível social, como é o caso da Unochapecó, para que se concretize suas missões".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Termo de cooperacao