Unochapecó e Facisc buscam estimular a economia regional

Inovação

Texto Juliane Bee*

Na última sexta-feira (02/03), a Unochapecó foi sede de um encontro que vai transformar Chapecó e a região. Durante uma reunião entre o reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski, e representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), incluindo seu presidente, o empresário Jonny Zulauf, foi discutido a criação de um Programa de Qualificação Tecnológica Regional. O objetivo é impulsionar a economia da região por meio da parceria Universidade-Empresas.

Conforme o reitor, o programa busca fortalecer pequenas e médias empresas através de soluções tecnológicas inteligentes e inovadoras. No caso, a Unochapecó, por meio da Rede de Inovação, pode auxiliar os empresários em suas demandas. "O futuro passa pela inovação e pelo conhecimento, então nossa expectativa é que entre 10 e 20 anos Chapecó seja reconhecida como um polo tecnológico", comenta.

Docente há mais de 31 anos, o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, ressalta que a parceria entre as Universidades e as empresas tende a melhorar a economia de Santa Catarina. "Caminhamos todos juntos, na mesma direção, buscando o crescimento do estado. Essa união, com toda certeza, vai colher bons frutos a longo prazo", afirma.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Facisc