Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó é parceira do 1º Simpósio Contábil

Mercado

Com o objetivo de discutir o perfil da contabilidade moderna, o Núcleo dos Profissionais Contábeis (NPC) da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou, no dia 28 de fevereiro, no Poente Hotel, o 1˚ Simpósio 
Contábil. O evento, que reuniu mais de 100 profissionais da área e acadêmicos, discutiu, entre outros assuntos, o perfil da contabilidade moderna, reformas trabalhistas e previdenciárias e junta 100% digital – menos burocracia, mais desenvolvimento. 

Para o coordenado do NPC, Marcos Erbes, a avaliação é positiva pela participação e pela discussão proporcionada. “De fora a participação foi pequena, mas do município tivemos uma boa aceitação. A maioria dos escritórios de contabilidade, mesmo não fazendo parte do núcleo, participou”, observou o coordenador. Para ele, isso ajuda a fortalecer o conceito e a proposta dos profissionais da área estarem nucleados.   

Além de oportunizar uma ampla discussão, Erbes lembra que o simpósio tinha, entre os objetivos, a proposta de fortalecer e mostrar a importância do Núcleo para os demais profissionais. “Se ele entender a importância do NPC e se somar ao grupo, em médio e longo prazo vamos ter condições de promover núcleos de estudos na área”, projeta.   

Carlos Vanderley Porfírio, empresário contábil e membro do Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bom Jesus do Sul (PR) - Ascoagrin, foi um dos que participou do evento. Ele conta que o formato atende uma demanda dos profissionais, especialmente dos que atuam no interior do Estado. “Na capital e nos grandes centros a gente vê que é rotina esses momentos de discussão e atualização. Porém, no interior, há uma carência”, lembra. 

Frisando que toda a programação foi enriquecedora, Porfírio destacou a parte da Junta Comercial. Segundo ele, é uma questão mais técnica e que está ligada diretamente ao dia a dia de quem atua dentro da contabilidade. “A discussão do assunto trouxe alguns esclarecimentos importantes”, afirma. Além disso, ele chamou a atenção para o networking empresarial. “Ficamos felizes pela inciativa. Certamente o formato servirá de inspiração para o nosso núcleo”, revela. 


 

Acadêmicos de São Lourenço participaram do evento

Abordagem 

De uma forma dinâmica, o evento reuniu a presidente do CRC/SC, Rúbia Albers Magalhães, com a discussão do “Perfil da Contabilidade Moderna”; os advogados Everton Cunico e Débora Janczeski, com a discussão das reformas previdenciária e trabalhista, respectivamente; e o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Juliano Batalha Chiodelli, com o tema “Junta 100% Digital – Menos Burocracia, Mais Desenvolvimento”. 

Para Raphael Martini, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó São Lourenço, o evento trouxe a aproximação da realidade do mercado de trabalho com a profissão de contador. "A contabilidade está passando por grandes transformações, especialmente pela era digital, e ao contrário do que muitos dizem, ela não se extinguirá, mas terá uma nova forma. Assim, se abre uma gama enorme de oportunidades que o profissional contábil pode e deve se utilizar. Essa visão foi muito relevante e motivadora para os alunos”.

Eduarda Dalla Vechia Lazzarotto, estudante do 5º período, considerou as palestras com temáticas bem abrangentes e palestrantes qualificados. "Trazendo conteúdos atualizados e de extrema importância para formação de um bom profissional. Assuntos aprofundados, focados na inovação tecnológica que está revolucionando a profissão do
contador, otimizando os processos e possibilitando uma melhor gestão das empresas", finaliza. 
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação Acislo 
 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Contabilidade
Ciencias contabeis

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image