Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó é referência em tecnologias inovadoras no meio educacional

Inovação

Texto Jessica De Marco*

 

A  Aruba (Hewlett Packard Enterprise), empresa de tecnologia localizada na Califórnia (EUA), trouxe para São Paulo, no dia 6 de dezembro, a primeira edição do Atmosphere Regional no Brasil. O evento reuniu mais de 600 pessoas, entre parceiros, clientes e especialistas da área para discutir assuntos como mobilidade, proteção, cibersegurança e os impactos da revolução digital. No Brasil, três cases foram escolhidos para se apresentarem no evento. A Unochapecó foi um deles, junto com a Magazine Luiza e o Instituto Mauá. A participação no encontro coloca a Universidade entre as instituições de referência em tecnologias inovadoras no canal educacional e case de sucesso no país.

O projeto da Unochapecó apresentado pelo diretor de Tecnologia da Informação da Universidade, Lissandro Hoffmeister, consiste em uma ferramenta de localização dentro do aplicativo Minha Uno. A proposta está em fase de implementação e faz parte de um programa de atualização da rede wi-fi da Unochapecó. Através de diversos recursos, como ClearPass, AirWave,  ALE e Google, será possível, por exemplo, que o usuário se localize facilmente dentro do campus, busque locais para fazer sua refeição, entre outras possibilidades.

A iniciativa ganhou destaque pela sua integração com a plataforma de gestão educacional Minha Uno. "Buscamos uma solução que consiga reagir com o usuário, que vai além de prover acesso de qualidade na rede wi-fi, ofertar serviços IoT e computação cognitiva. A Unochapecó torna-se, a partir de então, uma referência para a Aruba no canal educacional e a primeira a ofertar este tipo de serviço no Brasil", explica.

O primeiro passo para aplicação desses novos recursos é a melhoria na rede wi-fi da Unochapecó, que será implementada em 2018. O projeto de readequação já foi testado em um dos blocos da Universidade e validado pelos alunos. Segundo Lissandro, a expectativa é que, até o início do ano letivo, todos os equipamentos da rede sejam substituídos, incluindo a unidade de São Lourenço do Oeste. "Pretendemos iniciar 2018 com a nova estrutura wi-fi. Ainda nos primeiros dias do próximo ano, deveremos manter o modelo de configuração da rede para evitar impacto ao usuário. Depois, a terceira etapa será migrarmos o modelo de autenticação. O mesmo será feito por meio de um cronograma, bloco a bloco, juntamente com a equipe de suporte, que estará alocada para prestar auxílio ao usuário. Com o novo modelo, as pessoas não precisarão mais realizar configurações em seu dispositivo para acessar a rede".

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, explica que o projeto está associado a uma iniciativa institucional de constituir um Smart Campus, voltado ao que se tem de melhor no âmbito do uso de tecnologias no Ensino Superior. "Ficamos muito felizes em ver nosso diretor de TI divulgando nossa Instituição nesse renomado evento".

 

Sobre o evento

Durante o Atmosphere São Paulo, a Aruba mostrou suas soluções mais inovadoras em conectividade, rede e segurança para o ambiente corporativo, destacando os diferenciais e benefícios a empresas de diversos segmentos. A Aruba é  reconhecida pelo Gartner como líder na aplicação de redes LAN. Na oportunidade, os participantes conheceram tendências como a Internet das Coisas (IoT) e o seu potencial. Uma pesquisa recente realizada pela empresa em 20 países, incluindo o Brasil, apontou que 85% das companhias de variados setores pretendem adotar a IoT até 2019.     


*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Tecnologia
Inovaçao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image