Unochapecó e Sicom lançam pesquisa sobre cesto de produtos básicos

Mercado

Uma pesquisa que utiliza metodologia atualizada para indicar dados sobre o Cesto de Produtos Básicos foi lançada nesta quinta-feira (27/04), através de uma iniciativa conjunta entre a Unochapecó e o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). O evento, realizado em um café no início da manhã, também contou com palestra sobre o tema “Inteligência de mercado e inovação nas organizações”, abordado pelo professor Thales de Oliveira Costa Viegas, coordenador do curso de Economia do Campus Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados da pesquisa do mês de fevereiro, março e abril estão disponíveis no Observatório Socioeconômico, no site do Sicom.

Ao apresentarem a estudo, o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e professor do curso de Economia da Unochapecó, Márcio da Paixão Rodrigues, e o diretor Executivo do Sicom, Eduardo José Perone, destacaram que a iniciativa resulta de discussões e de metodologia organizada nos últimos cinco anos. O levantamento compreende o cesto básico constituído de 57 itens e a cesta básica de 13 produtos e é realizado mensalmente em dez locais da cidade. Os dados serão divulgados até o 15º dia do mês seguinte do levantamento.

"A pesquisa conjunta unifica potenciais e futuramente serão constituídos índices de confiança do consumidor e do empresário, juntamente com dados relativos a empregos na região”, destaca o professor Márcio. Já o diretor executivo do Sicom  lembra que a entidade constituiu em 2012 a Divisão de Pesquisa e Estatística, para o levantamento de dados de interesse das empresas. Perone ressalta ainda que, agora, através de uma metodologia nova, os dados do cesto e da cesta básica podem ser melhor organizados.

Ao falar da pesquisa, o presidente do Sicom, Marcos Antonio Barbieri, disse que a entidade e a Unochapecó juntam forças para ter dados mais sólidos sobre a oscilação de preços. Acrescenta também que as instituições e as empresas precisam de dados consistentes para facilitar a tomada de decisões. Para o empresário, é fundamental a disponibilidade de informações pertinentes à região e para que o sindicato, as empresas, os consumidores e a própria universidade não fiquem à mercê de informações de âmbito nacional.

vPara o reitor da Unochapecó, Cláudio Alcides Jacoski, a iniciativa faz parte da política da universidade de aproximação com a iniciativa privada e as informações levantadas permitem constituir uma organização de dados de amplo interesse social. Além disso, segundo o reitor, a pesquisa apresentada levará a outras ações conjuntas centradas em um observatório socioeconômico, para atender necessidades das empresas e ser um elemento de informação para a população.

O curso de Ciências Econômicas da Unochapecó realiza o levantamento mensal de preços e o cálculo do Cesto de Produtos Básicos desde 1994. O projeto é uma oportunidade dos professores do curso trabalharem os dados pesquisados em sala de aula, aproximando a teoria da realidade local. Os produtos analisados levam em consideração o consumo de famílias que recebem de um a cinco salários mínimos.

O Cesto de Produtos Básicos é composto por produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, produtos de higiene e limpeza, e serviços tarifados. Além do cesto básico, também é divulgado uma síntese dessa pesquisa, denominada Cesta Básica, que conta com 13 itens.

Inteligência de mercado

Durante a palestra, o professor Thales Viegas definiu que a inteligência dá solução a um problema e que a empresa é inteligente quando soluciona novos problemas pelo uso de informação certa no local e no momento certo. Pela inteligência de mercado são utilizadas e disseminadas informações estratégicas e relevantes de forma sistematizada, pois é preciso que a instituição esteja preparada para utilizar tecnologias e dar respostas rápidas.

Em relação aos benefícios gerados pelos procedimentos com base na inteligência de mercado, o professor indica os seguintes aspectos como resultados: empresa atualizada, a possibilidade de planejar e antecipar-se, atenuar riscos, atuação de forma mais rápida e maximização do desempenho.

*Colaboração Extra Comunicação

unofoto