Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó e Unimed realizam aula inaugural do curso de técnico em enfermagem

Educação

As ações desenvolvidas pela Unochapecó, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação, tem como objetivo inspirar as pessoas a realizarem seus sonhos e assim transformarem o meio em que vivem. Para os 35 novos estudantes do curso de técnico em enfermagem, esse sonho começou na última segunda-feira (24/05) durante a aula inaugural realizada no Salão Nobre da Universidade. 

Para a pró-reitora de graduação, professora Silvana Muraro Wildner, esse é um marco para a Instituição, pois marca a trajetória da primeira turma do curso em parceria com a Unimed Chapecó. “Somos gratos pela confiança depositada em nossa Universidade e em nossos profissionais, docentes e técnicos-administrativos para tornar esse curso possível, com certeza ele trará muitos benefícios para o Município e região. Temos muito orgulho de fazer parte deste projeto, de ter a Unimed ao nosso lado e contribuir para o desenvolvimento e crescimento profissional destes estudantes”. 

O curso terá a duração de 18 meses 

O curso é resultado de uma importante parceria entre Unochapecó e Unimed. Ele terá duração de 18 meses e é 100% subsidiado pela Cooperativa Médica e pelo Sescoop/SC. As aulas teóricas e práticas laboratoriais serão realizadas na Universidade, no período noturno, com carga horária diária de quatro horas. O estágio poderá ser realizado nos turnos matutino, vespertino ou noturno, sendo seis horas diárias no Hospital Unimed Chapecó. De acordo com o presidente da Unimed Chapecó e médico do trabalho, Dr. José Pegoraro Foresti, essa é uma oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira na área e já contar com área de atuação após a formação. “Oportunizar o desenvolvimento e o crescimento profissional faz parte da política institucional de gestão das pessoas da Cooperativa Médica.  Aliado a isso estamos projetando o futuro da instituição ao fomentar a formação de profissionais qualificados para atuação como técnicos em enfermagem”, destaca o presidente.

A professora e coordenadora do curso, Karen Andrigue, salientou aos novos estudantes a importância da formação acadêmica e da trajetória da profissão até alcançar o reconhecimento necessário. “Hoje temos um déficit muito grande de profissionais da enfermagem no mundo todo, situação que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas para reduzir esse déficit de mão de obra qualificada, ainda mais durante a pandemia da Covid-19, onde ficou ainda mais evidente a importância desse profissional. Cabe destacar que a categoria só passou a ser reconhecida e exigir a obrigatoriedade da formação profissional há cerca de 40 anos. Isso só reforça o quanto o curso vem num momento excelente e como ele irá impactar positivamente o nosso sistema de saúde”, reforça a professora. 

Para marcar o evento, os estudantes acompanharam também a palestra com o tema ‘Enfermagem como prática social e os diversos espaços de atuação profissional’, com a professora da Unochapecó, Letícia de Lima Trindade.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Saúde
Enfermagem

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image