Unochapecó embarca na campanha de conscientização no trânsito

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Para sensibilizar a população, promover boas práticas no trânsito e tentar reduzir esse índice assustador, surge o movimento Maio Amarelo. Em Chapecó, várias atividades estão programadas e a Unochapecó pega carona nessa grande campanha de conscientização. A primeira delas aconteceu nesta quarta-feira, através da Aula Inaugural do curso de Qualificação dos Guardas Municipais, evento promovido pela Prefeitura em parceria com o curso de Direito.

O encontro aconteceu no salão de atos da Universidade e contou com uma palestra do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Alves da Silva. O oficial abordou as leis do Código Brasileiro de Trânsito e as responsabilidades e os desafios nesta área em Chapecó. A maior causa de mortes no Brasil, segundo o comandante, é causada por acidentes de trânsito, em grande parte, pelo desrespeito às leis. “É fundamental que se façam campanhas dessa natureza. Ações como essa precisam ser frequentes e ter a  participação de todos, já que o trânsito não é feito apenas da circulação dos veículos, mas sim de toda a sociedade”, destaca.

Os estudantes do curso de Direito também participaram da aula e puderam tirar as principais dúvidas a respeito da legislação. Para a coordenadora do curso, professora Andréa Marocco, a aula proporcionou aos estudantes experiências que ocorrem diariamente e têm relação direta com as áreas do Direito. “Momentos assim possibilitam que a gente faça uma análise da realidade e isso ajuda os estudantes na compreensão de que o Direito só tem sentido se tiver uma função atuante na sociedade”, acrescenta a professora.

maio amarelo

Nesta sexta-feira (19/05), a Unochapecó realiza mais uma ação alusiva ao Maio Amarelo, desta vez, voltada aos funcionários da instituição. Na ocasião, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), promove a palestra Acidentes de Trajeto, novamente com o tenente-coronel Ricardo Alves da Silva. O evento acontece às 15h, no Plenário do bloco R.

Carona Solidária e Chapecó Caminhável

Já na próxima terça-feira (23/05), a Unochapecó realiza a Semana da Carona Solidária. A Universidade aderiu à campanha do Município e incentiva os acadêmicos a se deslocarem até a Instituição em grupos, oferecendo ou aceitando a carona dos colegas. O objetivo é observar como esse hábito colaborativo pode impactar no trânsito durante o trajeto até a Unochapecó.

A partir da ideia de colaboração, acontece ainda o projeto Chapecó Caminhável. A iniciativa integra uma ação da Prefeitura que interrompe o trânsito de veículos na avenida Getúlio Vargas na tarde do dia 27 de maio. A proposta é promover intervenções culturais, apresentações artísticas e criar um espaço de convivência entre as pessoas.

Segurança no trânsito
Maio amarelo