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Unochapecó tem três mestrados com inscrições abertas

Educação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Unochapecó está com três mestrados com inscrições abertas até o dia 29 de maio. O Mestrado em Ciências Contábeis e Administração e o Mestrado em Educação oferecem até 20 vagas cada para ingresso no segundo semestre de 2017. Já o Mestrado em Ciências da Saúde conta com 15 vagas, também com início no semestre que vem.

As inscrições para o processos seletivos devem ser realizadas pela internet, com taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Após preencher o formulário disponível nas páginas dos cursos, os candidatos devem anexar uma cópia da identidade e do CPF; cópia do diploma de curso de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação; cópia do histórico escolar de curso de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação; e formulário de inscrição. As datas das etapas de cada processo de seleção está disponível no cronograma dos editais dos cursos, também disponíveis no site da Unochapecó.

 

Mestrado em Ciências Contábeis e Administração

O objetivo principal do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional. O processo seletivo conta com prova escrita, análise da proposta de pesquisa, currículo lattes e Teste ANPAD e entrevista.

Linhas de Pesquisa

Contabilidade e Controle de Gestão: a linha de pesquisa de Contabilidade e Controle de Gesto focaliza estudos e pesquisas que tratam da utilização da informação contábil nos mecanismos de controle de gestão das organizações.

Gestão e Inovação em Cadeias Produtivas: a linha de pesquisa de Gestão e Inovação em Cadeias Produtivas focaliza estudos e pesquisas que tratam da escolha de mecanismos de controle e planejamento e os impactos na inovação de cadeias produtivas.

 

Mestrado em Ciências da Saúde

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde em nível de Mestrado e Doutorado, visa a produção de conhecimento científico pautado nos princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Desenvolve estudos, considerando a complexidade das relações entre saúde e ambiente e o processo de formação e trabalho em saúde, atentos às demandas locorregionais, nacionais e globais. Os estudos, de caráter interdisciplinar nesse programa, estabelecem convergência entre mais de uma área de conhecimento, destacando-se as ciências humanas e sociais, biológicas e ambientais. O processo seletivo inicia com entrega do anteprojeto (eliminatória) e prova de língua inglesa (classificatória), seguido de análise da pontuação da Ficha de Avaliação do Currículo Lattes e entrevista.

Linhas de Pesquisa

Formação e Trabalho em Saúde: desenvolve pesquisas interdisciplinares acerca dos processos de formação e trabalho em saúde. Estuda questões epistemológicas e fomenta a produção de tecnologias e inovações para a atenção à saúde.

Saúde e Ambiente: desenvolve pesquisa básica e aplicada, de caráter interdisciplinar, sobre as relações entre saúde e ambiente. Estuda temáticas pertinentes ao território, vulnerabilidade e riscos em saúde, processo de envelhecimento humano e promoção da saúde.

 

Mestrado em Educação

O Mestrado em Educação, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propõe a formação de educadores ancorada nas dimensões teórico-conceitual e teórico-metodológica que permitam uma análise consistente dos referenciais epistemológicos e das principais categorias e conceitos com os quais lidam para tratar do fenômeno educacional. O objetivo do curso de Mestrado em Educação é formar educadores capazes de compreender que cada tendência epistemológica contempla, de forma diferenciada, a problemática do conhecimento e as suas possibilidades de análise e de intervenção no real. Assim, colocam-se em pauta as próprias condições de inteligibilidade das problemáticas fundamentais das ciências da educação, levando-se em conta a relação teoria e prática.

O processo de seleção ocorre em três etapas: prova escrita (eliminatória), análise do Memorial e Prova de títulos (classificatória) e entrevista.

Linhas de Pesquisa

Formação de professores, produção do conhecimento e processos pedagógicos: desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada de professores para atuar em diferentes etapas da escolarização, espaços educativos e modalidades de ensino. As correlações possíveis entre as várias dimensões da prática pedagógica e a formação docente constituem o foco desta linha de pesquisa. Para tanto, problematiza e analisa o processo ensino-aprendizagem, tendo como referência as relações sócio-históricas, políticas, culturais e epistemológicas. Desenvolve temas como a produção do conhecimento educacional, currículo e cultura, a formação de professores enquanto campo de conhecimento, memórias, experiências e trabalho docente. Este conjunto de questões está diretamente articulado com a trajetória acadêmica de formação, atuação e produção do conhecimento do corpo docente que compõe esta linha.

Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas: faz parte desta linha de pesquisa um grupo de professores/pesquisadores que têm uma trajetória de formação, produção acadêmica e pesquisas realizadas em diferentes contextos socioculturais (rural, urbano, comunidades indígenas). São estudos que, fundamentados nas Ciências Sociais e Aplicadas à Educação e nas dimensões micro e macrossociais da realidade, objetivam aprofundar a compreensão dos processos complexos das relações educação e grupos sociais, das trajetórias e das práticas socioculturais e escolares.

Apoiadas em abordagens teórico-metodológicas que privilegiam o debate desses processos nos âmbitos formais, não formais e informais, as pesquisas têm seus eixos temáticos voltados para as relações entre educação e grupos sociais, sobretudo no que se refere à problemática de democratização do ensino e da produção das desigualdades sociais e escolares, mas, igualmente, das demandas escolares e práticas educativas dos sujeitos, das organizações e dos movimentos sociais.

Este campo de interesse reúne um histórico de estudos e de produções voltados para os seguintes eixos temáticos: classes sociais, cultura, raça/etnia, gênero e geração (infância e juventude) nos contextos educativos escolares e não escolares; políticas de democratização da educação; Educação, instituições sociais (escola e família), processo de escolarização; violência escolar; diversidade, identidades socioculturais e práticas educativas; trabalho e formação humana; Educação, organizações e movimentos sociais nos meios rural e urbano.

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Pos-graduacao
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