Unochapecó firma parceria com UERN para gerir revista científica

Texto Ana Vertuoso*

Ultima edição da Revista Cadernos de Economia

Na Unochapecó, sabemos que o conhecimento muda o mundo. Porém, para isso, ele precisa ser compartilhado. Seja por meio de discussões com colegas e professores, no mercado de trabalho ou através de pesquisas. Neste último caso, a partilha dos aprendizados geralmente ocorre com a divulgação de artigos científicos vindos de diversos locais do Brasil em publicações da área, como é o caso da Revista Cadernos de Economia (RCE) da Uno. O periódico já está em sua 41ª edição, e agora poderá se expandir ainda mais graças a um convênio interinstitucional firmado entre a Instituição e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A parceria se dará na gestão editorial acadêmico-científica e técnica da publicação, que tem como objetivo divulgar conhecimento sobre diversas temáticas das Ciências Econômicas. De acordo com uma das editoras da publicação e coordenadora do curso, professora Bruna Furlanetto, o foco está em três grandes áreas. “A Revista promove a divulgação de trabalhos originais e inéditos, escritos em português, inglês ou espanhol. As três principais linhas temáticas da revista são: Desenvolvimento Regional, Finanças e Inteligência Competitiva”.

Além disso, a professora explica que esta parceria representa uma grande possibilidade de intercâmbio de pesquisas e troca de informações entre as universidades.

“Para o curso de Ciências Econômicas e para a Cadernos de Economia, trata-se de uma parceria muito bem-vinda e que com certeza agregará no processo de qualificação da publicação como um todo - qualificação das práticas editoriais, ampliação da sua divulgação em bases de dados nacionais e também internacionais. Contribuirá, ainda, para que a revista amplie seu reconhecimento pela comunidade acadêmica como um periódico científico de alta qualidade”.

Assim como ela, a outra editora da RCE, professora Cássia Ternus, também acredita que esta é uma forma de disseminar o conhecimento. “A cooperação com outra instituição de ensino possibilitará a troca de conteúdo para além da fronteira que a Revista costumava alcançar. Além disso, a comunidade que tem acesso à revista será ampliada, pois a RCE levará conteúdos mais ricos a um número ainda maior de pessoas', salienta.

O conteúdo da Revista Cadernos de Economia direciona-se especialmente aos pesquisadores e professores da área de Ciências Econômicas. No entanto, é aberta a todos leitores que tenham interesse nas temáticas abordadas e está disponível no portal de periódicos da Unochapecó.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Periodicos