Unochapecó forma nova Brigada de Emergência

Texto Tuanny de Paula*

Na última sexta-feira (01/11), a Unochapecó formou a nova Brigada de Emergência com o objetivo de auxiliar na segurança e bem-estar da comunidade acadêmica. O grupo, composto por 24 funcionários voluntários de diversas áreas da Universidade, participou de um curso de 14 horas de treinamento intensivo para apoiar as autoridades em caso de emergência. A partir dessa data, os novos brigadistas passam a usar um cordão de identificação vermelho para que assim possam ser reconhecidos em casos de incidentes.

Segundo o bombeiro civil da Universidade, Dieison Corona, a capacitação foi dividida em três etapas. A primeira preparou os participantes para primeiros socorros, a segunda ensinou leis e instruções teóricas para agir em situações críticas e a terceira contou com atividades práticas em casos de acidente. “Os voluntários aprendem todos os passos para iniciar o atendimento em situações de emergência, auxiliando as pessoas no local e agilizando o trabalho das autoridades competentes”.

A Brigada de Emergência existe desde 2013 e neste ano passou por algumas mudanças para atender as exigências do Corpo de Bombeiros e as leis de segurança. O técnico de segurança do trabalho do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Reinaldo Fortunato de Oliveira, avalia a importância do grupo como preventivo. Segundo o profissional, a Instituição conta com diversos laboratórios químicos e um grande fluxo de pessoas que circulam pela Universidade, por isso a relevância da Brigada.

jajaaj

Sentimento de segurança

A assessora de comunicação do Instituto Goio-En, Daniela Lanhi Zancanaro, é uma das voluntárias da brigada e conta que o treinamento é importante para as vivências do dia a dia. Além de ajudar a Universidade em casos de emergência, ela poderá levar seu conhecimento para auxiliar em situações externas também.

O vice-reitor de Administração, professor José Alexandre de Toni, também esteve presente no evento de formação dos novos brigadistas. Ele afirma que a Unochapecó sempre procura promover a participação dos profissionais que trabalham na Instituição. “A Brigada de Emergência é fundamental para aumentar a segurança de todos os docentes, técnicos e estudantes que participam da construção desse espaço”.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Voluntarios
Pronto socorro