Unochapecó homenageia 191 profissionais por tempo de casa

Histórias

Depois de três anos e da saudade de poder encontrar os colegas de trabalho em uma celebração, um dos eventos mais tradicionais e importantes, que faz parte da história da Unochapecó, está de volta! O ‘Homenageados’, que reconhece a dedicação dos funcionários que atuam na Universidade, é organizado pela Diretoria de Gestão e Recursos (DGR) todos os anos, mas não pode ser realizado nos últimos tempos de forma segura, por conta da pandemia.

Depois de tanta espera, o evento foi realizado nesta quinta-feira (07/10), no Salão Nobre, e reuniu os profissionais que completaram 10, 15, 20, 25, 30 e 45 anos de trabalho na Instituição nos anos de 2019, 2020 e 2021. Receberam a homenagem 74 funcionários por 10 anos de trabalho, 54 funcionários por 15 anos, 42 funcionários por 20 anos, 13 funcionários por 25 anos, 03 funcionários por 30 anos e 02 funcionários por 45 anos de casa.

Para a Unochapecó, o papel de cada colaborador é fundamental para que a Universidade seja um lugar possível e isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Ressignificamos a palavra ‘juntos’ e descobrimos novas possibilidades de nos mantermos próximos, de forma presencial ou on-line, trabalhando pelo mesmo propósito. De acordo com o reitor, professor Claudio Jacoski, este foi um momento para reconhecer, agradecer e valorizar o esforço de quem ajuda diariamente a construir a trajetória de sucesso da Instituição.

"É um momento muito importante, ainda mais por conseguir olhar para nossos colaboradores, presencialmente, e dizer que a Universidade não seria o que é hoje se eles não estivessem aqui. A história da Unochapecó é feita por cada um! O trabalho, as atividades em equipe, fizeram com que chegássemos à condição de hoje. Os desafios nos fazem crescer ainda mais, a pandemia nos mostrou um pouco disso. As dificuldades fazem com que tenhamos mais força e tenho certeza que é esse caminho que estamos seguindo, graças ao apoio e empenho de cada um", ressalta.

Segunda Casa

Professor Plinio completou 45 anos de Unochapecó

Entre os mais de 190 homenageados nesta edição do evento, estava o professor Plinio Seidler. Em 2020 ele completou 45 anos de Unochapecó. Quando a Universidade ainda era um pequeno campus no bairro Seminário de Chapecó, Plínio estava na direção da Fundeste e já exercia a função de docente. Ele relata que a Unochapecó era uma Escola de Ensino Superior, a qual sonhava em tornar-se Universidade, e foi o que aconteceu. Esse era apenas o início de uma longa história. "Para mim, ensinar, transmitir conhecimento para o discente, é uma grande satisfação. Eu me lembro dos meus professores, são ensinamentos e momentos que a gente nunca esquece. A experiência acadêmica tem um início, mas não tem um fim, o estudante acha que depois do certificado de conclusão terminou tudo, mas na verdade é só o início. Afinal, seja em qualquer área de atuação ou atividade, o conhecimento não pode estagnar, porque a vida continua", conta.

Quem também recebeu a homenagem da Universidade foi a professora do curso de Direito, Kassiana Ventura de Oliveira, que completou 15 anos na Universidade este ano. Considerada sua segunda casa, a Unochapecó, para ela, trouxe bons colegas, a oportunidade de reescrever histórias e de tocar a vida dos estudantes. Suas maiores memórias afetivas dentro da Instituição são com os acadêmicos, especialmente durante as aulas práticas, as quais são feitas com muita garra, dedicação e brilho nos olhos.

A Professora Kassiana completou 15 anos de Uno

"Eu acho que ser docente, ser professora, é uma missão de vida! É uma vocação, é amor! Eu sou advogada, minha formação é em Direito, mas eu sou uma professora. Eu me realizo em sala de aula, me completo em sala de aula e eu me desafio para a sala de aula. Eu rejuvenesço no contato com os estudantes e isso me faz querer sempre mais. A pandemia foi muito desafiadora para nós professores, porque tivemos que lidar com muitas coisas, tivemos que enfrentar a nossa solidão e a dos alunos que estavam próximos da gente. Mas foi um período que, aos poucos, fomos nos restabelecendo e acostumando, sendo resilientes", relata.

Durante o evento também foi apresentado um vídeo em homenagem ao Dia do Professor e do Técnico-Administrativo, comemorado em 15 de outubro, e que fará parte de uma série especial com relatos dos profissionais da Instituição. A série completa vai ao ar no dia 15 de outubro aqui pelo site da Unochapecó e também pelo canal do YouTube.

Funcionários