Uno homenageia os vencedores do Prêmio de Jornalismo Ambiental

Texto Juliane Bee*

As atividades envolvendo os 18 anos do curso de Jornalismo da Unochapecó terminaram em comemoração. Na última segunda-feira (20), profissionais e estudantes tiveram seus trabalhos reconhecidos através da entrega do VIII Prêmio Unochapecó-Caixa de Jornalismo Ambiental. A premiação de R$ 10 mil reais foi dividida em duas categorias: profissional e acadêmico.

Uma iniciativa do curso de Jornalismo em parceria com a Unochapecó e a Caixa Econômica Federal, o Prêmio bateu recorde de inscritos pela terceira vez consecutiva. Segundo o coordenador do curso, professor Vagner Dalbosco, o sucesso se deve à credibilidade do prêmio, valorizado entre acadêmicos e profissionais da região Sul.

"Esse ano tivemos 90 trabalhos inscritos e a qualidade das produções surpreendeu a comissão julgadora. Reportagens extensas, aprofundadas no tema meio ambiente. Acredito que, ao promover um tema como "Meio Ambiente e Saúde Pública", o prêmio estimula o debate, o fazer pensar, que é o pilar do Jornalismo".

jhjjh

A entrega do troféu e o certificado aos ganhadores aconteceu nesta segunda-feira (20/02), no Salão de Atos da Universidade durante a Aula Inaugural dos cursos de Comunicação e Design. Estiveram presentes na cerimônia o coordenador do curso de Jornalismo, Vagner Dalbosco, o diretor da área de Ciências Sociais Aplicadas, Sady Mazzioni, o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio da Paixão e o superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal, Darci Ziperer.

hhhhO Prêmio tem como objetivo incentivar a prática jornalística, e os ganhadores desse ano produziram matérias para as mídias rádio, web, TV e impresso.

Categoria profissional

Na categoria profissional, cada ganhador recebeu o valor de R$ 1,5 mil em dinheiro. Na sub-categoria Profissional TV, a jornalista Gisele Borba, da RICTV-Record (Florianópolis-SC), venceu com a reportagem "Nei Canto da Lagoa". Na Profissional Radiofônico, o jornalista José Renato Ribeiro, da Rádio Cachoeira (Cachoeira do Sul – RS), foi o selecionado com a reportagem "Máfia dos Defensivos Agrícolas".

Na Profissional Impresso, conquistou o prêmio a jornalista Juliana Eichwald, do Jornal Município Dia a Dia (Brusque-SC), com a reportagem "Chácara Edith: Floresta preservada no coração da cidade". Na categoria Profissional de Web, a jornalista Débora Regina Ertel, do Jornal NH (Novo Hamburgo-RS), ganhou com a reportagem " Série VerdeSinos".

fffff

Categoria Acadêmico

Já os vencedores da categoria acadêmico receberam R$ 1 mil em dinheiro. Na subcategoria Acadêmico de TV, o vencedor foi o estudante da UFSC (Florianópolis-SC), Lucas Venceslau Krupacz Leal, com a reportagem "Consciência: gato por lebre". A estudante da PUC-RS (Porto Alegre), Maria Antônia Fiorini, recebeu o prêmio de rádio com a reportagem "Rio dos Sinos: as águas do descaso".

Na categoria Acadêmico de impresso, a estudante da PUC-RS (Porto Alegre), Carla Antunes Tesch, foi selecionada com a reportagem "Margens ameaçadas"; e na área de web, o estudante da UniRitter (Porto Alegre – RS), Maureci Alberto de Oliveira Carvalho Filho, foi o vencedor com a reportagem "Pescador cria projeto em defesa do rio e do futuro da profissão".

fffsff

Para a estudante de jornalismo da PUC-RS, Maria Antônia Fiorini, o resultado foi uma surpresa. "Quando fiquei sabendo do prêmio não acreditei. Nunca achei que fosse me destacar na área de rádio, já que sempre fui muito de escrever e não de falar". Maria destaca que projetos assim são uma oportunidade de praticar o jornalismo real ainda na graduação.

As reportagens vencedoras estão publicadas no site do prêmio.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Saúde pública