Unochapecó integra Conselho Consultivo do Parque das Araucárias

Texto: Tuanny de Paula*

Auxiliar na preservação da biodiversidade é também contribuir com a saúde do planeta. Desde 2008, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade coordena a Unidade de Conservação do Parque das Araucárias, localizado em Palmas, no Paraná. A partir deste mês, a Unochapecó passa a integrar o Conselho do Parque, através do professor Ronei Baldissera, do curso de Ciências Biológicas.

O parque busca preservar toda a área de floresta e a biodiversidade existente ao redor. O processo de escolha para integrar a Universidade ao conselho aconteceu por meio de um projeto desenvolvido de 2007 a 2010 para a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Segundo o professor Ronei, a partir disso, foi elaborado um plano de gestão para o parque e paralelo um projeto de formação de Conselho. "Alguns fatores foram levados em consideração para a integração do grupo, dentre eles a identificação de atores e instituições que atuam na região e mobilização dos mesmos. A seleção dos representantes ocorreu de forma democrática, envolvendo todos os participantes do projeto", comenta o professor.

lola

O grupo terá entre suas principais atividades a busca pela conservação da biodiversidade, promover discussões e ações que fortaleçam o projeto e desenvolver atividades que envolvam a comunidade, seja na preservação de recursos naturais e no desenvolvimento socioambiental da região.

O professor ainda ressalta a importância da participação da Universidade no projeto, contribuindo nas decisões do Conselho para atividades de uso da terra, conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “Além disso, a Universidade pode atuar diretamente para o desenvolvimento de pesquisas científicas e auxiliar de forma especializada nos assuntos do parque”, acrescenta.

*Estagiária, sob supervisão de Greici Audibert.
Preservacao
Posse