Unochapecó apresenta modelo inovador de ensino a distância

Reafirmando seu compromisso regional e com a comunidade, a Unochapecó conta a partir do dia 21 de novembro com um modelo inovador de graduação a distância. Ou seja, mais uma oportunidade para quem busca cursos de qualidade, agora através de forma ainda mais flexível e acessível.

O novo método de ensino foi apresentado aos professores, técnicos e estagiários da Universidade na tarde desta quarta-feira (16/11) e se diferencia pela proposta inovadora. “Estamos entrando com um modelo denominado Aprendizagem Baseada em Problema, que é uma metodologia ativa que permite ao aluno buscar conhecimento de forma autônoma em um componente curricular por módulo e uma temática específica”, explica o coordenador de Projeto, professor Paulo Sergio Jordani.

As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira no site da Graduação a Distância ou do seletivo. Qualquer pessoa com o ensino médio concluído pode se matricular. Além da graduação em Biblioteconomia, agora são ofertados os cursos tecnólogos de Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Comercial, Recursos Humanos, Finanças, Logística e Gestão Pública. A duração dos cursos será de dois anos e o de Biblioteconomia, que atualmente dura três anos e meio, agora passará a ser de três.

“As pessoas que têm o desejo de estudar agora contam com a oportunidade de conciliar a situação financeira com o tempo e a qualidade de uma instituição de ensino séria e comprometida com a região. Estamos fazendo isso para ampliar ainda mais nosso espaço de atuação e, sobretudo, para atendermos uma necessidade da população da nossa região para que eles possam ser agentes de transformação da nossa economia e da sociedade de maneira geral”, acrescenta Jordani.

O ensino a distância da Unochapecó, além de oportunizar o acesso ao ensino superior e o crescimento profissional, também possui um sistema de bolsas, assim como ocorre com as graduações presenciais da Instituição. "São cursos que trazem para nossa comunidade um modelo diferenciado de ensino a distância e a gente acredita que esse modelo tende a crescer. Então a Unochapecó, pela história que tem de vanguarda, pela sua responsabilidade com a sociedade, apresenta esses cursos de forma a garantir que o caminho das outras instituições também seja o da qualidade. Porque nós vamos puxar a frente através dessas características", destaca o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

ead

Diferencial

Diferente das outras disponíveis na região, os cursos da graduação a distância da Uno são compostos por módulos. O estudante ingressa em um módulo, e, ao concluir a etapa, é automaticamente matriculado em outro. Para facilitar o acesso, foi desenvolvida uma ferramenta incorporada ao sistema Minha Uno. Através do sistema modular, os cursos poderão atingir um número maior de pessoas com um mesmo conteúdo, o que facilita o acesso ao ensino.

"Os cursos possuem basicamente três elementos que considero bastante consistentes em termos de diferencial. Primeiro é a maturidade do conhecimento que ele propicia ao estudante, já que tem mais semanas de aula durante uma disciplina. Outro diferencial é o próprio ensino/aprendizagem baseado na solução de problemas. Um caso prático em toda a disciplina e todo módulo apresentado. E outro diferencial são as aulas on-line e ao vivo realizadas todas as semanas. Essas aulas depois estarão disponíveis em forma de vídeo para os estudantes. Esses são todos elementos que, a partir de uma pesquisa, avaliamos ser características importantes que o curso tem e que acreditamos fazer a diferença para a comunidade", complementa o vice-reitor de Planejamento, professor Márcio da Paixão Rodrigues.

A inserção da tecnologia nas práticas de ensino está cada vez mais presente e, neste formato, ela permite que os estudantes experimentem outra maneira de aprender. “A virtualização da educação já ocorre bastante nos cursos presenciais, mas não é registrada pois o aluno faz isso por conta própria para complementar o conhecimento”, acrescenta professor Paulo, lembrando que, muito em breve, não se fará tanta diferenciação entre curso presencial e a distância. A tendência é cada vez mais as pessoas ouvirem falar em educação, de uma maneira mais ampla, democrática e inclusiva.

Inovaçao
Ensino a distancia