Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó lança nova turma de residência junto ao Hospital São Paulo de Xanxerê

Profissão

Texto Jessica De Marco*

 

A Unochapecó, cumprindo sua missão de Instituição que pensa no desenvolvimento regional, lançou no dia 11 de março uma nova turma de residência médica. Desta vez, a parceria é com o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê (HRSP), para a oferta do curso na área de Cardiologia. Três residentes atuam no programa pelo período de dois anos, sob supervisão da médica cardiologista e professora da Unochapecó Marinês Bertolo Peres.

A parceria entre as instituições traz muitos benefícios e é necessária para melhorar a saúde da região. "Ficamos muito felizes, pois o hospital também terá a oportunidade de desenvolver ações de ensino e pesquisa para ampliar as condições do atendimento regional. Nossa Unochapecó segue construindo o processo de desenvolvimento da região para a qual foi criada. Sua missão atinge todos que vivem no nosso entorno e, agora, com ações como esta, passa a oferecer profissionais especialistas para atuarem por todo o país", comemora o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Desde 2012 a Universidade mantém vínculo com o Hospital Regional São Paulo, quando o curso de Medicina começou a realizar algumas atividades de estágio (internato) no hospital. "Em agosto de 2015 ocorreu o primeiro encontro entre a direção do HRSP e a Unochapecó com o objetivo de estabelecer uma nova parceria, visando a implantação de um Programa de Residência Médica em Cardiologia. O projeto foi escrito em conjunto pelas duas instituições e ainda em dezembro de 2015 foi avaliado pela Comissão Nacional de Residência e deferido", explica a vice-reitora da Unochapecó e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner.

Além desse curso, um projeto para um novo programa de residência em Clínica Médica foi escrito em parceria por profissionais de ambas as instituições, HRSP e Unochapecó. Ele foi submetido em junho de 2018 ao Programa Nacional de Residências Médicas e está no aguardo da autorização para sua implantação.

Com a oferta das residências, o Hospital São Paulo passa a dar passos importantes na busca do seu credenciamento como Hospital Ensino. Para alcançar este novo objetivo, um Grupo de Trabalho foi formado, desta vez com profissionais do próprio hospital, da Unochapecó e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com a intenção de já implantar as mudanças necessárias para o credenciamento, que é feito junto aos Ministérios da Saúde e da Educação.

Hospitais de Ensino são estabelecimentos credenciados de saúde que pertencem ou são conveniados a uma Instituição de Ensino Superior (IES). Servem como campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e se caracterizam como unidades de referência em procedimentos de maior complexidade, centros de formação, ensino e atuação de importantes especialidades de saúde. O credenciamento beneficia as instituições de saúde, as universidades e a própria comunidade.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Saude
Residencia medica
Medicina
Hospital regional sao paulo

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image