Unochapecó lança pesquisa sobre itens básicos de consumo da população

Mercado

Texto Juliane Bee*

Nesta quinta-feira (27), acontece a apresentação dos dados da pesquisa do projeto Cesto Básico, que agora conta com uma parceria com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom). O estudo tem como objetivo elaborar, acompanhar e divulgar um índice de preços do consumidor, que avalia itens básicos de consumo da população de um até cinco salários mínimos da cidade de Chapecó. O evento inicia às 8h, no Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó (Cesec).

O curso de Ciências Econômicas da Unochapecó realiza o levantamento mensal de preços e o cálculo do Cesto de Produtos Básicos desde 1994. Neste ano, a elaboração e divulgação da pesquisa passou a ser feita junto com o Sicom. Segundo o coordenador do curso e do projeto, professor Aureo Leandro Haag, a parceria permite que a universidade tenha uma aproximação maior com a comunidade, pois a iniciativa contribui para que os consumidores tenham um conhecimento maior sobre os preços dos produtos e seu poder de compra. "Dessa forma o consumidor pode optar pela substituição de alguns produtos e utilizar esse indicador de caráter regional para correções de taxas, além de acompanhar a evolução do poder de compra dos salários", acrescenta o professor.

Para o presidente do Sicom, Marcos Antonio Barbieri, a parceria entre a entidade e a Unochapecó representa mais um passo de integração entre a universidade, que tem forte presença regional, e a iniciativa privada. “Teremos números mais precisos sobre a oscilação de preços e essa parceria abre a possibilidade para que, futuramente, tenhamos outros dados econômicos”, afirma. Para o empresário, esse tipo de ação conjunta, especificamente em termos de levantamento econômico, é fundamental para a disponibilidade de dados pertinentes à região.

Cesto Básico

O projeto Cesto Básico é uma oportunidade dos professores do curso trabalharem os dados pesquisados em sala de aula, aproximando a teoria da realidade local. A pesquisa consiste na análise de 57 itens, pesquisados em dez supermercados da cidade. Os produtos analisados levam em consideração o consumo de famílias que recebem de um a cinco salários mínimos.

O Cesto de Produtos Básicos para o município de Chapecó é composto por produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, produtos de higiene e limpeza, e serviços tarifados. Além do cesto básico, também é divulgado uma síntese dessa pesquisa, denominada Cesta Básica, que conta com 13 itens. Após a apresentação da pesquisa, os dados estarão disponíveis para consulta no site do curso.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Sicom