Minha Uno
Menu Busca

Unochapecó lança pós-graduação inédita no sul do Brasil em Cinotecnia Policial

Profissão

A cinotecnia é uma área do conhecimento que estuda a anatomia, a fisiologia e o comportamento das raças caninas para fins de treinamento. O uso do cão nas mais diversas funções policiais tem sido cada vez mais explorado na gestão da segurança pública, tendo em vista a importância do faro em situações como deslizamentos e desmoronamentos de terra, desaparecimento de pessoas ou ataques em escolas. 

O cão policial é utilizado nas mais diversas modalidades, como: busca por entorpecentes e armas, busca e resgate, busca e captura, intervenção na questão de distúrbios civis, terapia assistida, reabilitação, em rondas, no patrulhamento ordinário, contenções, rebeliões em presídios, situações de fuga, entre outras situações. “Hoje o cão é uma ferramenta dentro do arcabouço de segurança pública, mas é uma ferramenta indispensável para desempenharmos um trabalho com excelência”, reforça o cinotécnico Cb PM, Edemar Luiz da Silva, um dos professores do curso. 

Da importância da difusão do conhecimento nessa área surgiu o curso inédito de pós-graduação em cinotecnia policial, ofertado pela Unochapecó. O projeto do curso foi construído com o apoio de cinotécnicos das mais diversas forças de segurança. “O objetivo do curso é trazer conhecimentos diferenciados ao operador de segurança pública. Nosso corpo docente é formado por profissionais com mais de 12 anos de experiência na área. Buscamos os melhores instrutores e, juntos, construímos a grade”, destaca o subcomandante da Guarda Municipal de Chapecó, Luiz Antônio Stobe. 

Entre as disciplinas abordadas no curso, estão temas como protocolos para uso de cães no embarque e desembarque de aeronaves, odorologia forense, busca, resgate e salvamento, busca de restos mortais, seleção genética de filhotes, atendimento pré-hospitalar e manejo canino, noções de anatomia e fisiologia canina, aspectos legais da atividade de cinotecnia, dentre outras.

Entre as disciplinas podemos citar: protocolos para uso de cães no embarque e desembarque de aeronaves, odorologia forense, busca, resgate e salvamento, busca de restos mortais, seleção genética de filhotes, atendimento pré-hospitalar e manejo canino, noções de anatomia e fisiologia canina, aspectos legais da atividade de cinotecnia, dentre outras. As aulas serão on-line, ao vivo. As horas práticas serão concentradas ao final de cada módulo. 

"Para nós do meio cinotécnico essa pós é um ganho sem precedentes. É algo que nos deixa muito felizes. E isso pra todo o sul do Brasil e com certeza pro Brasil inteiro é um marco dentro da cinotecnia, porque o projeto que está sendo elaborado, como está sendo elaborado, e com as pessoas que estarão envolvidas, com certeza o Brasil nunca viu nada parecido com o que a Unochapecó vai estar apresentando aqui neste curso de pós-graduação”, complementa Edemar.

As matrículas para a primeira edição da especialização lato sensu em cinotecnia policial da Uno já estão abertas: é a oportunidade de entrar para a história da cinotecnia policial brasileira. “Venha e se aproprie do que há de melhor em conhecimento cinotécnico no Brasil”, convida Edemar. 

 

* texto: Vanessa Hubner, Pós-graduação Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Segurança pública
Pós-graduação
Lato sensu
Cinotecia policial

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image