Unochapecó lança projeto sustentável no Shopping Pátio Chapecó

Texto Ana Paula Dornelles*

Você já deve saber que o termo ‘telhado verde’ refere-se a um telhado coberto de vegetação. Mas você conhece os benefícios que essa técnica oferece? Acredite, é muito mais do que um ambiente bonito e agradável, é também uma forma de ajudar o meio ambiente e oferecer bem-estar às pessoas. Entre as vantagens de ter um telhado verde, está a melhora da qualidade do ar das cidades, a redução do consumo de energia do imóvel e o aumento da biodiversidade. Agora, imagine aplicar isso em um shopping. O número de pessoas beneficiadas torna-se muito maior.

É com esse intuito, de oferecer, principalmente, qualidade de vida às pessoas, que o curso de Agronomia da Unochapecó, a Rede de Inovação da Universidade e o Programa Verde Vida colocaram em prática o projeto Pátio Verde. A ação tem como objetivo dar destino aos resíduos orgânicos gerados na praça de alimentação do Shopping Pátio Chapecó, que chegam a 15 toneladas por mês, por meio de compostagem e produção de hortaliças, plantadas no telhado do shopping. A ação já iniciou e o telhado verde está pronto, mas vai ser no dia 05 de outubro que a proposta será apresentada ao público, às 10h, na praça de alimentação, em comemoração ao sétimo aniversário do shopping.

De acordo com o professor do curso de Agronomia, Fábio José Busnello, os acadêmicos participaram ativamente do projeto, com a responsabilidade de orientar e informar sobre os cuidados e a condução do plantio, assim como os métodos e procedimentos do manejo das hortaliças. Já o programa Verde Vida ficou responsável pelo processo de compostagem dos resíduos orgânicos, posteriormente transformados em adubo. Com isso, as hortaliças cultivadas, a partir de agora, serão disponibilizadas de forma gratuita aos colaboradores do shopping e entidades sociais da cidade.

Ainda de acordo com o professor, o projeto é visto como pioneiro no Estado e é o terceiro do país. "Destaca-se como o primeiro a envolver uma instituição de ensino, pesquisa e extensão como parceira direta com suporte de base técnica científica na construção e auxílio deste projeto", complementa. Isso comprova como a Unochapecó é uma instituição ativa, inclusive quando se trata de assuntos referentes à sustentabilidade.

Para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Uno, professor Rodrigo Barichello, é cada vez mais comum ver empresas adotarem práticas ambientais em suas políticas de gestão. Além disso, o Pátio Verde vai ao encontro da adesão da Universidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). "As ações relacionadas com o Movimento fazem parte de uma agenda global para tornar o mundo um lugar melhor e com perspectivas sustentáveis a longo prazo", comenta.

Agora, o projeto, além de dar um diferencial inovador ao ambiente no qual está inserido, visa beneficiar a comunidade e estimular que mais ideias em torno da sustentabilidade surjam. "A implementação do projeto pode favorecer e fortalecer o reconhecimento e a confiabilidade no uso desta prática inovadora, nos princípios de produção de hortaliças. Por meio do telhado verde, envolve um conjunto de técnicas e metodologias que podem auxiliar no desenvolvimento sustentável em várias escalas de abrangência na comunidade, com visibilidade tanto regional quanto estadual", finaliza Fábio.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Patio verde