Unochapecó oferece cursos de especialização em inovação na educação

Texto Ícaro Colella*

A Unochapecó foi contemplada na concorrência do Edital Nº 1012/SED/2019 do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes/Uniedu), com a oferta de quatro cursos direcionados de especialização. Serão disponibilizadas 97 bolsas de estudos, distribuídas em quatro cidades da região. As inscrições podem ser feitas por graduados em licenciaturas e profissionais da área da educação, através do site da Uno até o dia 15 de julho. As aulas iniciam no dia (26/07) e o edital pode ser acessado, na íntegra, na página da Universidade.

O curso de 'Educação e Segurança Humana' será ministrado no campus da Unochapecó e tem 22 vagas. Já o curso de 'Inovação na Educação', será ofertado nos municípios de São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Maravilha, com 25 vagas para cada local. O valor da bolsa oferecida é de R$ 750,00, para custear, além das mensalidades, que variam de R$ 430,00 a R$ 467,00, o deslocamento e a alimentação.

Em todas as participações da Unochapecó nos editais via Fumdes/Uniedu, as propostas da Instituição sempre foram contempladas, resultado do trabalho em equipe do Setor de Formação Continuada Lato Sensu e da apresentação de Projetos Políticos Pedagógicos de qualidade. Neste edital, as propostas foram desenvolvidas pelos professores Ivo Dickmann e Teresa Machado da Silva Dill, que qualificaram os projetos com uma proposta de ensino diferenciada e em consonância com realidade regional do processo de ensino e aprendizagem. A infraestrutura e conceito da Universidade também são referenciais nos critérios avaliativos, e esse ano não foi diferente. Requisitos como valores, quadro dos docentes e avaliação do MEC, fizeram a Unochapecó vencer o edital e oferecer as bolsas que auxiliarão na inovação da educação regional.

Segundo a coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da Unochapecó, professora Simoni de Jesus, a Instituição cumpre seu papel comunitário por ter os mecanismos necessários para trazer essas bolsas para a comunidade. “As propostas apresentadas para os cursos direcionados de especialização são projetos desenvolvidos em consonância com a responsabilidade social e ética da nossa Instituição, que resultam em ações e benefícios em prol da comunidade”, finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

Uniedu