Unochapecó oferta duas disciplinas em língua inglesa neste semestre

Texto Ícaro Colella*

Neste semestre, a Unochapecó ofertará dois componentes curriculares institucionais em língua inglesa. Além de oferecer uma experiência intercultural enriquecedora, o acadêmico que se matricular poderá praticar a comunicação em outro idioma e interagir, também, com estudantes de países estrangeiros. Esse movimento de internacionalização do currículo foi iniciado na Uno no ano passado. Em 2019, a disciplina de Direitos Humanos e Cidadania também foi oferecida em inglês para os estudantes. Participar desse tipo de aula permite o contato com diferentes conteúdos, desenvolvimento de habilidades variadas e novos aprendizados.

As disciplinas nesse novo formato têm como objetivo construir o conhecimento por meio de discussões e reflexões de temáticas relevantes como pesquisa, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Serão ofertadas na modalidade remota, devido ao isolamento social, e também para que os estudantes estrangeiros tenham acesso. As possibilidades são:  'Entrepreneurship, Innovation and Sustainability', que será ministrada pela professora Caroline Dallacorte, a partir do dia 06 de outubro, e 'Research Methods in Social Sciences', pelo professor Marcos Ferasso, com início em 28 de setembro. É possível realizar as inscrições pelo protocolo digital, por meio da Minha Uno. Todos os estudantes podem realizá-las.

Entrepreneurship, Innovation and Sustainability

Os conteúdos que serão abordados nessa disciplina são relacionados às teorias do empreendedorismo e suas competências, às habilidades necessárias para empreender e quais estratégias estabelecer para projetar um negócio. Também será realizado um trabalho de auto reflexão sobre os processos de desenvolvimento dessas habilidades empreendedoras. Além disso, a disciplina contempla exemplificação dos tipos de inovação, cases de sucesso e metodologias para sanar problemas.

Caroline já ministrou esta disciplina, em português, em semestres passados, e acredita que este formato agrega muito mais ao estudante. É a oportunidade de cursar uma disciplina em inglês, aprender empreendedorismo enquanto prática e, simultaneamente, um idioma que talvez o estudante não tenha praticado tanto e guarda o receio de fazer um intercâmbio por conta disso. "Esse é o momento de seguir adiante, de enfrentar as barreiras, os medos e, de fato, ter o sucesso desejado", comenta.

Research Methods in Social Sciences

Diferente da maioria das disciplinas ofertadas por outras instituições, esta vai muito além de meras regras de formatação de trabalhos acadêmicos. Tem como objetivo principal instrumentalizar o estudante quanto à escrita acadêmica, explorando elementos essenciais que compõem um projeto de pesquisa de qualidade. Identificar um tema de pesquisa, elaborar objetivos, perguntas, como buscar literatura e elaborar o referencial teórico, quais métodos de pesquisa são mais adequados à pesquisa, e demais regras de formatação, citação e referência, fazem parte do que será abordado ao longo do semestre.

Assim como Caroline, o professor Marcos também já ministrou essa disciplina em português. Ele visualiza que os convênios internacionais seguem a tendência das instituições comprometidas com a excelência no ensino, pesquisa e extensão, tal como a Unochapecó. "Espero que a Uno, pela oferta de disciplinas em língua inglesa, atraia ainda mais estudantes de outros países, bem como oportunize aos nossos estudantes a possibilidade de usufruírem de uma experiência internacional. O idioma não deve ser uma barreira, e iniciativas como essa fazem com que nossos acadêmicos se sintam ainda mais desafiados a irem além de suas zonas de conforto", finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

Internacionalizacao